CPAs publicados

Comitê de Pronunciamentos Atuariais

Aqui estão listados em ordem numérica todos os documentos publicados no âmbito do Comitê de Pronunciamentos Atuariais(CPA) do IBA, bem como as respectivas áreas de atuação. Os documentos (CPA ou CPAO) que são revogados são retirados desta lista, a não ser quando se faz necessário manter o histórico por uma questão de governança.

Publicações

  • CPA 001 – PRINCÍPIOS ATUARIAIS
    Representa a essência dos conceitos, das doutrinas e teorias relativas à Ciência Atuarial, consoante o entendimento predominante no universo científico e profissional de sua atuação. Concernem à aplicação da Atuária como ciência no sentido mais amplo.
    Área de atuação: todas
 
  • CPA 002 – AUDITORIA ATUARIAL INDEPENDENTE (ATUALIZAÇÃO 2021)
    Estabelece procedimentos mínimos aos atuários independentes e aos atuários responsáveis técnicos das Sociedades que estiverem sendo auditadas quanto à forma e ao conteúdo de seus relatórios e pareceres emitidos como resultado da auditoria.
    Área de atuação: supervisionadas pela Susep
     
  • CPA 003 – CLASSIFICAÇÃO DE HIPÓTESES ATUARIAIS
    Apresenta a classificação das hipóteses atuariais aprovadas para serem adotadas na avaliação atuarial dos planos de benefícios administrados pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar, a qual deve parametrizar a atuação de todos os atuários no Brasil, no exercício de sua profissão.
    Área de atuação: supervisionadas pela Previc
     
  • CPAO 005 – PROVISÃO DE PRÊMIOS NÃO GANHOS (ORIENTAÇÃO)
    Apresenta os melhores procedimentos, critérios e princípios a serem utilizados na mensuração da provisão referente a riscos a decorrer, incluindo procedimentos mínimos, referências bibliográficas e indicações de boas práticas atuariais referentes ao seu cálculo.
    Área de atuação: supervisionadas pela Susep
   
  • CPA 007 – MATERIALIDADE – AUDITORIA ATUARIAL INDEPENDENTE
    Trata da responsabilidade do atuário independente de aplicar o conceito de materialidade no planejamento, na execução e na conclusão de seu trabalho de auditoria atuarial requerida pela Susep.
    Área de atuação: supervisionadas pela Susep
   
  • CPA 011 – PROVISÕES TÉCNICAS PARA DESPESAS
    Apresenta os melhores procedimentos e critérios a serem utilizados na constituição e acompanhamento das provisões técnicas para despesas das Sociedades supervisionadas pela Susep.
    Área de atuação: supervisionadas pela Susep
         
  • CPA 015 – PROVISÕES DE RISCOS A DECORRER
    Apresenta os melhores procedimentos, critérios e princípios a serem utilizados na mensuração das provisões referentes a riscos a decorrer.
    Área de atuação: supervisionadas pela Susep
 
  • CPA 016 – MENSURAÇÃO DE RISCOS AGREGADOS
    Apresenta os melhores procedimentos, critérios e princípios a serem utilizados nos modelos de mensuração do capital econômico ou regulatório de uma Sociedade, este último no caso de a Sociedade utilizar modelo próprio em substituição ao cálculo padrão regulatório.
    Área de atuação: supervisionadas pela Susep
   
  • CPA 017 – AUDITORIA ATUARIAL E DE BENEFÍCIOS
    Apresenta procedimentos e diretrizes aos trabalhos de auditoria atuarial e de benefícios em consonância com a recomendação prevista no Guia Previc de Melhores Práticas Atuariais para Entidades Fechadas de Previdência Complementar.
    Área de atuação: supervisionadas pela Previc
 
  • CPAO 018 – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD)
    Orienta os atuários que trabalham com dados relacionados à pessoa natural identificada ou identificável e tem como propósito final proteger as empresas de atuária e atuários contra possíveis penalizações por conta do manuseio incorreto ou vazamento dos dados pessoais.
    Área de atuação: todas
   
  • CPA 020 – EQUACIONAMENTO DE DÉFICIT
    Estabelece orientações e procedimentos básicos aos Atuários responsáveis pelos Planos de Benefícios administrados por entidades fechadas de previdência complementar na modalidade BD que possuírem déficit a ser equacionado.
    Área de atuação: supervisionadas pela Previc
 
  • CPA 021 – PERÍCIA ATUARIAL
    Estabelece procedimentos básicos aos Atuários Peritos e aos Atuários Assistentes das Partes que estiverem em controvérsia quanto à forma e ao conteúdo de seus laudos emitidos como resultado da perícia.
    Área de atuação: todas
   
  • CPA 023 – MENSURAÇÃO DE RISCO – SUBSCRIÇÃO
    Apresenta os melhores procedimentos, critérios e princípios para a mensuração dos riscos agregados, com foco em modelos para apuração do capital econômico ou regulatório para risco de subscrição de uma Sociedade, este último no caso de a Sociedade utilizar modelo próprio em substituição ao cálculo padrão regulatório.
    Área de atuação: supervisionadas pela Susep
 
  • CPA 024 – RISCOS DECORRIDOS
    Apresenta os melhores procedimentos e diretrizes aos trabalhos de Provisões de Riscos Decorridos das supervisionadas pela Susep.
    Área de atuação: supervisionadas pela Susep
         
  • CPAO 29 – SALVADOS E RESSARCIMENTOS
    Apresenta procedimentos e diretrizes de cálculos para as estimativas de Salvados e Ressarcimentos supervisionadas pela Susep.
    Área de atuação: supervisionadas pela Susep
 
  • CPA 30 – MELHORES PRÁTICAS DE SORTEIO
    Divulga procedimentos específicos sobre as melhores práticas que devem ser consideradas no que diz respeito à sorteios previstos nos planos de capitalização.
    Área de atuação: supervisionadas pela Susep
 
  • CPA 31 – ESTUDOS DE ADERÊNCIA DE TÁBUAS BIOMÉTRICAS
    Apresenta princípios e metodologias usualmente utilizados na elaboração dos estudos de aderência das tábuas biométricas em planos de benefícios de entidades fechadas de previdência complementar e regimes próprios de previdência.
    Área de atuação: supervisionadas pela Previc e SPREV (RPPS)
 
  • CPAO 32 – VALOR JUSTO DOS ATIVOS DO PLANO
    Apresenta forma de apuração do valor justo dos ativos da entidade patrocinadora referente ao plano que é a base para avaliação atuarial de ativos/passivos líquidos de benefícios pós-emprego.
    Área de atuação: supervisionadas pela CVM (benefícios a empregados)
   
  • CPAO 34 – TESTE DE ADEQUAÇÃO DE PASSIVO (TAP)
    Apresenta as melhores práticas que devem ser consideradas no que diz respeito as metodologias a serem utilizadas para a elaboração do TAP para as operadoras supervisionadas pela ANS.
    Área de atuação: supervisionadas pela ANS
 
  • CPAO 35 – RESERVAS MATEMÁTICAS
    Esclarece o conceito técnico sobre Reserva Matemática voltados para planos de benefícios administrados por Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).
    Área de atuação: supervisionadas pela Previc
   
  • CPAO 37 –Fluxo de Caixa Realista
    Fornece melhores práticas, critérios e princípios a serem utilizados na elaboração das estimativas correntes dos fluxos de caixa realizados sobre as Provisões Técnicas.
    Área de atuação: supervisionadas pela SUSEP