Educação

As ciências atuariais

Origem, Evolução e Conceito de Atuária

Nos primórdios da civilização já se podia observar a ideia de uma garantia mútua, coletiva e social de indivíduos. Nos anos de 4500 AC, o papiro “Les Tailleurs de Pierre de la Basse – Egipte” registrou uma “caixa” com o objetivo de socorrer vítimas de certos infortúnios, como entre os operários que construíram o primeiro grande templo dos judeus em Jerusalém na Idade Média e, ainda, o monopólio da caridade assumido pela Igreja com os soldados pós-guerra.

 

No período de 753 a 510 AC, ou seja, no Império Romano, já se notava a preocupação em registrar os nascimentos e as mortes ocorridos entre os habitantes de algumas regiões. Domitius Ulpiames (prefeito de Roma à época) que deu os primeiros passos para o desenvolvimento do “seguro de vida”. Considerado o maior economista de sua época, interessou-se pelo assunto e estudou documentos sobre “nascimentos” e “mortes”, sendo que suas observações concorreram para o progresso da atuária, daí o título de “Primeiro Atuário da História”.

 

No século XVII, na Inglaterra e Holanda, instituições mercantis se comprometiam, mediante recebimento de uma quantia única, em dinheiro, a pagar a determinadas pessoas, pensões vitalícias, em cumprimento das disposições testamentárias ou de natureza semelhante, das quais desejavam se livrar os constantes devedores.

 

As quantias únicas, consideradas equivalentes aos compromissos assumidos pela instituição mercantil, eram determinadas por meio empírico, sem nenhum fundamento científico, insuficientes à responsabilidade a que se destinavam, pois a operação não raramente resultava na bancarrota do respectivo “segurador”, com prejuízos irrecuperáveis para os beneficiários das pensões contratadas, na maioria por viúvas e órfãos.

 

Ao mesmo tempo, os próprios governos realizaram operações desta espécie, onde empenhavam-se em vender aos seus súditos títulos públicos que asseguravam ao tomador a percepção de uma renda vitalícia. Logo, a correta determinação da importância em dinheiro a ser cobrada em contraprestação dessa obrigação a prazo incerto, naturalmente lhes interessava de perto, e acabaram encarregando seus melhores matemáticos de estudar o problema e encontrara a solução.

 

A base matemática necessária havia sido estabelecida no mesmo século por Pascal e Fermat (França), idealizadores do cálculo da probabilidade. De Witt (Holanda), Graunt e Halley (Inglaterra), estudaram o problema levando em conta as leis da probabilidade e a longevidade humana, deduzida esta dos registros de nascimentos e óbitos.

 

Havendo De Witt recomendado uma elevação substancial no preço de venda dos referidos títulos públicos, o que não agradou ao governo da Holanda – este suprimiu seu relatório durante dois séculos. Por outro lado, o relatório completo de Halley (matemático, astrônomo e descobridor do cometa que leva seu nome), publicado em 1693, recebeu ampla publicidade e tornou-se a pedra angular da nova ciência, posteriormente chamada de “matemática atuarial”.

A partir de então, a matemática atuarial se desenvolveu, principalmente à medida que matemáticos, economistas e filósofos se interessaram pelo assunto. Entre 1700 e 1900, tivemos a construção de várias tábuas de mortalidade, como também o desenvolvimento das comutações, ferramenta fundamental utilizada no cálculo atuarial. Foi ainda nesse período que as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e que também aconteceu o 1º Congresso Internacional de Atuária em Bruxelas (1895).

Parâmetros curriculares nacionais

Clique aqui e veja a PROPOSTA DE DIRETRIZES CURRICULARES elaborada pelo IBA no âmbito da Comissão de Graduação e com aprovação de todas Universidades brasileiras com o Curso de Ciências Atuariais.

Bacharelado em Ciências Atuariais

Confira a lista de cursos de graduação no Brasil separados por região. Atualmente existem 18 cursos de graduação em Ciências Atuariais reconhecidos pelo Ministério da Educação. Clique nas abas para ver os detalhes.

Ceará

 
Instituição de ensino Prazo para integralização Reconhecimento pelo MEC Vagas autorizadas
Universidade Federal do Ceará 10 semestres 14/12/2001 Noturno 35

Paraíba

 
Instituição de ensino Prazo para integralização Reconhecimento pelo MEC Vagas autorizadas
Universidade Federal da Paraíba – UFPB 10 semestres 14/03/2011 Noturno 60 / Vespertino 60

Pernambuco

 
Instituição de ensino Prazo para integralização Reconhecimento pelo MEC Vagas autorizadas
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE 8 semestres 16/02/2009 Integral 30

Rio Grande do Norte

 
Instituição de ensino Prazo para integralização Reconhecimento pelo MEC Vagas autorizadas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN 8 semestres 16/02/2009 Noturno 40

Sergipe

 
Instituição de ensino Prazo para integralização Reconhecimento pelo MEC Vagas autorizadas
Universidade Federal do Sergipe – UFS 6 semestres 02/03/2009 Noturno 50

Minas Gerais

 
Instituição de ensino Prazo para integralização Reconhecimento pelo MEC Vagas autorizadas
Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG 9 semestres 27/02/2012 Noturno 100
Universidade Federal de Minas Gerais 8 semestres 12/09/2005 Diurno 25

Rio de Janeiro

 
Instituição de ensino Prazo para integralização Reconhecimento pelo MEC Vagas autorizadas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ 8 semestres 10/12/2007 Diurno 60 / Noturno 60
Universidade Federal Fluminense – UFF 8 semestres 02/03/2009 Noturno 100
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ 8 semestres 26/09/1945 Diurno 25

São Paulo

 
Instituição de ensino Prazo para integralização Reconhecimento pelo MEC Vagas autorizadas
Pontifícia Universidade Católica – PUCSP 10 semestres 08/02/1958 Noturno 100
Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU 8 semestres 07/06/2004 Noturno 180
Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP 10 semestres 04/04/2011 Noturno 80
Universidade de São Paulo – USP 8 semestres 01/01/2005 Noturno 50

Rio Grande do Sul

 
Instituição de ensino Prazo para integralização Reconhecimento pelo MEC Vagas autorizadas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS 8 semestres 22/09/1945 Noturno 40

Juramento, Símbolo e cor do curso

Juramento do Atuário

“Prometo, no exercício da profissão que me confere o diploma de Bacharel em Ciência Atuariais, cumprir os sagrados deveres inerentes ao meu grau, tendo em vista os interesses que me forem confiados, mas subordinando-os aos preceitos da ética e dos ensinamentos da Ciência Atuarial, para o bem do Brasil e da Humanidade”.

 

Dia do Atuário (data comemorativa): 3 de abril.

Símbolo e cor do curso

A formação de Atuária iniciou-se pelo Decreto nº 20.158, de 30 de junho de 1931.

 

Em 22 de setembro de 1945, quando os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais foram aglutinados pelo Decreto Lei nº 7.988, os cursos passaram a utilizar a cor rosa, pois esta cor já pertencia ao curso de Ciências Contábeis.

 

Com a separação dos cursos em 31 de junho de 1951 pela publicação da Lei nº 1.401, a cor rosa permaneceu sendo do curso de Ciências Contábeis e muitos formandos em Ciências Atuariais passaram a utilizar como símbolo a Ampulheta; como cor o Azul Real.

 

Assim, a partir de consulta aos Conselhos Regionais Profissionais por tradição (usos e costumes passados de uma geração para outra), conforme publicado no ATUAR 72, ano X, de março e abril de 2005, foram adotados e oficializados para os cursos de Ciências Atuariais no Brasil, pelo IBA, o símbolo ampulheta e a cor azul-real.