Apresentação sobre IRFS no setor privado

Clique aqui para ver a apresentação

Apresentadores:

Daniel Conde e Marco Pontes
Data: 15 de Julho de 2022
Horário: 18 horas, estimativa de 2 horas.

PROGRAMA DA APRESENTAÇÃO

1. Os movimentos de convergência global adotado pelo Brasil
2. O que é o IFRS (IAS-19, CPC 33- R1, NBC – TSP 15)
3. Os objetivos da norma e a sua abrangência
4. A experiência do setor privado
5. A avaliação atuarial em RPPS (não muda nada)
6. O valor da Obrigação Atuarial com base na norma de contabilidade
7. O valor justo dos Ativos
8. As premissas atuariais
9. Os componentes do Novo Demonstrativo – Laudo Contábil-Atuarial
10. O reconhecimento dos Ganhos e Perdas Atuariais
11. A movimentação contábil entre os exercícios
12. Conclusão
13. Perguntas

Daniel Conde, é Atuário, Diretor da Conde Consultoria Atuarial e atua como Consultor desde 2005. Conde é formado em Ciências Atuariais pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é membro do INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA, MIBA nº 2126.

Com mais de 15 anos de experiência atuando principalmente como consultor em Entidades de Previdência Complementar – Abertas e Fechadas, em Entidades de Regimes Próprios, Estaduais e Municipais, Seguradoras e em Planos de Saúde, presta serviço a grandes Companhias Nacionais e Internacionais, atendimentos aos Órgãos Fiscalizadores e realiza treinamento nas áreas de atuação.

Pelo INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA – IBA, foi eleito para o Cargo de Diretor para o Biênio de 2021-2022, além de ser representante da Diretoria Técnica de Previdência. Ainda pelo IBA, coordenou o Comitê Técnico Geral CTG que estuda, pesquisa, discute sobre conteúdos atuariais e é membro indicado para coordenar o Comitê de Pronunciamentos Atuariais – CPA – que tem por objetivo preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Atuária para o mercado.

Acadêmicos da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência, pertencente às Cátedras: Atuarial e de Previdência Complementar Aberta, Previdência Complementar Fechada, Saúde e Serviços Técnicos.

Marco Pontes é atuário, com formação em estatística e MBA em Administração e Liderança. Pontes iniciou a sua trajetória na STEA, empresa de consultoria atuarial. Posteriormente foi trabalhar na SIAS do IBGE. Trabalhou por dois períodos totalizando 6 anos. Em 1988 foi coordenar um projeto pioneiro de educação por computadores na condição de líder da área matemática na UFRJ, onde ficou por dois anos e produziu 18 coursewares (aulas por computador). Depois voltou para o mercado atuarial. Trabalhou na Generali, Banorte e Sul América. Em 1997 ao perceber que não existiam atuários nas big 5, enviou um projeto para os Estados Unidos. A Deloitte se interessou, vindo a fundar a área de serviços atuariais na empresa. Cinco anos mais tarde, após trocou a Deloitte pela EY. Trabalhou por 10 anos e por decisão pessoal resolveu sair em 2009 para fundar a LGP. Pontes ainda fez a startup da área de consultoria atuarial para indústria de seguros na Mercer.

Pontes tem formação generalista. Conduziu diversos projetos de consultoria e auditoria no Brasil e no exterior nas áreas de sua expertise. tais como: previdência complementar (aberta e fechada), seguros, saúde suplementar, M&A, gestão de risco e contabilização de benefícios para fins de atendimento às regras locais e internacionais (USGAAP e IFRS). É membro de algumas comissões técnicas no IBA, e como convidado na ABRASCA e IBRACON. Escreve artigos técnicos para revistas especializadas e palestras em Universidades. Deu aula na FIPECAFI e na Escola Nacional de Seguros. É autor do livro de Previdência Privada da ENS, publicado em 1995 e coautor do livro “O melhor vem depois – desvendando o enigma da longevidade, publicado pela Editora Saraiva em 2009. Em 2010 publicou o livro de crônicas Paisagens da Vida – a mulher, os relacionamentos, o misticismo e o cotidiano. Nas horas vagas gosta de pegar ondas com os filhos, ler, conhecer novos lugares, pessoas e curtir a natureza.