O IBA anuncia os novos membros dos Comitês Técnicos, que estão disponíveis nos links a seguir:
CT Previdência Fechada: https://atuarios.org.br/ct-previdencia-fechada/
CT Previdência Pública: https://atuarios.org.br/ct-previdencia-publica/
CT Saúde: https://atuarios.org.br/ct-saude/
CT Seguros: https://atuarios.org.br/ct-seguros/
CT Geral: https://atuarios.org.br/ct-geral/
O processo de definição de membros ganhou nova configuração a partir da Resolução Normativa 02/2021 (https://atuarios.org.br/wp-content/uploads/2021/12/2021_02_Resolucao_IBA.pdf), que no seu artigo 10 define critério de pontuação para atingir o estatus de membro titular ou suplente. A partir do novo ato normativo o IBA passou a aceitar a inclusão automática de todos os associados interessados em acompanhar as discussões e participar das produções científicas que se originam nos Comitês Técnicos. Assim, há grupos que contam com mais de 100 associados participantes, sendo aberto a participação para todos na categoria ouvinte. O número de membros titulares e suplentes também aumentou, de 10 para 15 em cada categoria.
A nova sistemática tem sido muito bem acolhida pela comunidade atuarial, gerando oportunidade para mais pessoas participarem da troca intelectual que ocorre a patir das reuniões técnicas. Outro ponto de destaque desta nova sistemática é o estímulo a certificação, que garante 2 pontos adicionais para os associados que tem pelo menos uma certificação. De forma geral pode-se agora medir o engajamento técnico dos associados a partir destes parâmetros, há atuários que acumularam 48 pontos, o que significa que realizaram no ano de 2021 mais de 48 horas de dedicação voluntária para contribuir com a profissão! Fica aqui o agradecimento de toda comunidade atuarial por tantas horas de dedicação e empenho em fazer um Instituto cada dia melhor, que nos represente e seja nossa estrela guia na profissão.
Vale aqui um aviso: não importa se você tem pouco ou muito tempo disponível, sabemos da correria do dia-a-dia de um atuário, mas se você quiser participar e eventualmente se juntar em alguma das reuniões, será muito bem acolhido e quem sabe, no futuro, possa estrelar entre os titulares.
Ser voluntário é isso: dar o que você pode em prol de um objetivo maior.
Se você não foi titular dest vez, não se preocupe, pois tem todo o ano de 2022 para conquistar esta posição. Acompanhe na próxima reunião do Comitê Técnico da sua área de atuação quantos pontos foram suficientes para classificar como titular ou como suplente e estabeleça sua meta pessoal de participação, são muitas oportunidades de conquistar pontuação, mas a mais fácil é participando ativamente nas reuniões do CT e contribuindo nos debates e na produção acadêmica que decorre destes encontros.