Town Hall da IAA

Na data de hoje, 14/10, aconteceu o Town Hall da IAA – International Actuarial Association, o momento em que a organização compartilha com as instituições associados e demais interessados as atividades concluídas e o plano quanto a ações futuras. O evento está disponível no video abaixo (ou assista no youtube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=KAo-1XW3dJU)

Aos 40 minutos de reunião foi reportada a participação do IAA no 13 Congresso Brasileiro de Atuária, sendo marcado pelo Jan Kars, past-president do IAA que há muito a aprender com a comunidade internacional e sobre a atenciosa recepção que recebeu no evento, sendo registrado com destaque as posição de divulgação e uso de mídias sociais pelo IBA. Também foi comentado sobre o crescimento da IAA na América do Sul, sendo Brasil a associação de maior porte, embora seja a única que fala português. Durante o congresso ocorreu reunião do IAA com a diretoria do IBA onde ficou acordado que ambas instituições trabalharão no sentido de buscar maximizar as oportunidades que a IAA pode trazer para os atuários no Brasil. Também foi comentado sobre a nomeação de seis voluntários que tomarão parte dos Fóruns da IAA, sendo esta mais uma ação desta diretoria no sentido de criar a aproximação entre as entidades.

Veja mais sobre outros assuntos tratados no Town Hall:

Participação do IAA em seminário ocorrido em junho organizado pela IAAS que é a associação internacional de reguladores de seguros, entidade da qual tanto SUSEP quanto ANS são membros. O principal tema debatido foi relativo a resiliência do setor de seguros, a necessidade de construir aprendizados a partir das crises anteriores e riscos chaves que surgiram a partir da pandemia, meio ambiente e transformação digital.

O Fórum sobre sustentabilidade em seguros apresentou as iniciativas principais que vem tomando força como a educação dos membros associados, simplificação de produtos, distribuição e acesso a seguros, redução da carga regulatória além de alguns projetos voltados para open-insurance e reinsurance pools.

Foi reportado sobre a aproximação com a OCDE (EDCD) tendo sido assinado um memorando de entendimentos (MOU) entre IAA e OCDE com foco em desenvolver uma parceria de contribuição mútua. O foco tem sido mais direcionado a questões relacionadas a segurança na aposentadoria e riscos do envelhecimento populacional. Aspectos que também estão no alvo estão relacionados a mudança climática, inclusão em planos de aposentadoria abordando aspectos relacionados a modelagem de mortalidade, tendências em longevidade, tábuas padrão e premissas em direção a melhores práticas.

Com relação a entidade supra nacional IFRS – International Sustainability Standars Board as ações da IAA foram de apresentar comentários sobre os dois primeiros padrões e participação em um evento em junho.

Com relação ao IPCC – International Panel on Climate Change foi desenvolvido um relatório em conjunto abordando Climate Science: A Summary for Actuaries what the IPCC Climate Change Report 2021 Means for the Actuarial Profession (march, 2022) além da presença na COP27 e potencial colaboração com a WGII sobre Adptation.

Atividades dos Forums:

Banking: Série de webinários em setembro em colaboração com a Associação de Atuários da Turquia

General Insurance Forum: colaboração com a Section ASTIN em pesquisa sobre Covid 19 além de manter reuniões mensais

Inclusive Insurance: aprovado pelo Advance Comittee desenvolvimento de uma publicação sobre valor do cliente e baixa sinistralidade em seguros inclusivos. Está organizando dois webinários a realizar-se em novembro sobre seguros inclusivos. Este Forum terá uma sessão nos dias 24 a 28 de outubro de 2022 em Kingston, Jamaica.

Relatado o evento Africa Actuarial Teacher Conference em Accra onde os pontos de discussão foram em tábuas de mortalidade, capital baseado em risco, microseguros e abordagens inovadoras em financiamentos além de gestão de dados. Ocorreu em Portugal ao final de setembro o Webinário sobre IFRS, onde foram apresentadas as atividades relativas ao apoio ao IFRS 17 e os desafios de sua implementação em Portugal.