Primeiro evento presencial do Comitê Técnico de Previdência Fechada

Na última terça-feira, dia 03/out, foi realizado o Primeiro Evento Presencial do Comitê Técnico de Previdência Fechada do IBA.

O Evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro e contou com a lotação máxima de inscritos.

Na abertura do evento, Dr. Ricardo Pena, Superintendente da Previc, enfatizou a importante contribuição dos atuários para o sistema previdenciário e anunciou a volta da CNA – Comissão Nacional de Atuária, com a participação permanente do nosso querido IBA, consolidando assim a importância dessa parceria.

Em seguida, Rodrigo Uchôa, atuário da FAPES e membro do Comitê de Fechada, apresentou as metodologias para definição das taxas de juros, os impactos identificados no passivo e as diversas alternativas de modelos para cálculo. O debate que se seguiu foi rico em insights, com a participação ativa de vários dos atuários presentes.

Após essa produtiva manhã de debates, tivemos uma pausa para o delicioso almoço de confraternização, que proporcionou um momento agradável para networking e interação entre os participantes.

Na parte da tarde, houve a reunião mensal do Comitê de Previdência Fechada, em que os debates foram sobre a proposta de alteração da Resolução 30/2018 e a minuta de diferimento de déficit discutida no âmbito do CNPC. O IBA enviará sugestões de alteração da Resolução 30, assim como fez sugestões sobre a última Resolução Previc 23/2023.

Por fim, o IBA expressa seu sincero agradecimento a todos os participantes por tornarem este dia tão especial e produtivo.