Pré-Congresso do 15º Congresso Brasileiro de Atuária debate riscos, dados para atuários em Seguros

Diretora Institucional do IBA, Raquel Marimon, iniciou o pré-congresso mencionando a importância do encontro para debater assuntos pertinentes ao sertor atuarial

O 15º Congresso Brasileiro de Atuária (15º CBA) iniciou as atividades no dia 12 de agosto, com a realização do Curso Pré-Congresso, dedicado ao tema “Risco, Dados e Inteligência para Atuários em Seguros Não-Vida”. Promovida pela Casualty Actuarial Society (CAS), a programação antecedeu a abertura oficial do 15º CBA, marcada para os dias 13 e 14 de agosto.

O encontro reuniu profissionais do Brasil e do exterior para apresentações técnicas sobre temas que ganham cada vez mais espaço na atuação dos profissionais de seguros. Entre os assuntos abordados estão inteligência artificial, precificação, gestão de ativos e passivos, riscos regulatórios, mercado de carbono, resseguro, risco de crédito e os impactos da litigância sobre o setor.

Durante a abertura, Raquel Marimon, diretora de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), falou sobre a realização da iniciativa, para ampliar a proposta de atualização e intercâmbio de conhecimento que marca a edição do evento. “Trazer uma programação específica antes da abertura do Congresso é uma oportunidade de aprofundarmos discussões que já estão transformando o trabalho atuarial. Temos mudanças importantes acontecendo em áreas como inteligência artificial, regulação, gestão de riscos e seguros não-vida. A aproximação com especialistas brasileiros e internacionais permite trocar experiências, conhecer novas metodologias e preparar os atuários para desafios que já fazem parte da nossa realidade”, afirma Germany.

O pré-congresso contou com a participação da diretora Atuarial, Analytics e Claudia Ribeiro, e Rafael Costa, líder de Gerenciamento de Riscos para Veículos Autônomos da General Motors, nos Estados Unidos. Na sequência, Keith Berman, vice-presidente internacional da Casualty Actuarial Society e Chief Pricing Officer da Starr, apresentou uma análise sobre a crise de litigância nos Estados Unidos e metodologias utilizadas para mensurar os impactos do abuso do sistema legal sobre os custos e a precificação de seguros. Outro destaque da programação foi o debate sobre a relação entre otimização de portfólio e restrições regulatórias no setor de seguros brasileiro. João Vinícius de França Carvalho, professor associado da USP, e Nathalia Fonseca, pesquisadora e especialista atuarial da USP e Gallagher Re, apresentaram um modelo de gestão de ativos e passivos voltado à análise dos efeitos da alocação em ativos relacionados ao mercado de carbono.

A inteligência artificial também ocupou espaço central no encontro. Frank Chang, vice-presidente da Uber, participou com uma apresentação sobre os desenvolvimentos recentes da IA e seus reflexos sobre a profissão atuarial, incluindo as iniciativas internacionais de preparação dos profissionais para o avanço dessas tecnologias. O encontro abordou os impactos das operações com resseguradoras sobre o risco de crédito das seguradoras. O tema foi apresentado por Roberto Cazzari, professor da Universidade de São Paulo, e Patricia Arielly, consultora sênior da KPMG, a partir de estudo que acompanhou companhias brasileiras ao longo de uma década.

A realização do Pré-Congresso reforça o compromisso do IBA em oferecer aos atuários espaços de atualização e debate sobre temas que já estão impactando diretamente o mercado de seguros. “Ao reunir diversos especialistas para discutir inteligência artificial, gestão de riscos, regulação, resseguro e novas metodologias, ampliamos a troca de conhecimento e aproximamos os profissionais das transformações que estão acontecendo no setor. É uma iniciativa que complementa o Congresso e contribui para uma atuação atuarial cada vez mais preparada para os desafios de um mercado em constante evolução”, concluiu Giancarlo Germany, presidente do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA).