Mudanças dos Comitês Técnicos

Após funcionamento das alterações praticadas na Resolução 02/2021 que regulamentou a forma de tornar-se membro titular e suplente dos Comitês Técnicos a partir da pontuação de participação, os membros do Comitê de Pronunciamentos Atuariais – CPA sugeriram revisar a Resolução 02/2021. As alterações trazidas na Resolução 01/2022 são baseadas nas experiências vivenciadas nas reuniões dos CT e GT e o engajamento dos atuários no compartilhamento de conhecimento, construção de novos conceitos e principalmente nos debates e discussões técnicas ocorridas em altíssimo nível, tendo como resultado, a produção de 10 documentos técnicos intitulados de CPA nos últimos 12 meses.

E com esse intuito de contribuição e fortalecimento da profissão, outro destaque inserido na nova Resolução, foi a alteração na nomenclatura do CT Geral para CT de Benefícios a Empregados e a criação do Comitê Técnico de Perícias tendo em vista o forte engajamento dos atuários nesses dois setores.

Assim, o IBA passa a contar com seis Comitês Técnicos subdivididos da seguinte forma:

  • Comitê Técnico de Seguros, Previdência Complementar Aberta, Capitalização e Resseguro;
  • Comitê Técnico de Saúde;
  • Comitê Técnico de Previdência Complementar Fechada;
  • Comitê Técnico de Previdência Pública (RPPS);
  • Comitê Técnico de Benefício a Empregados
  • Comitê Técnico de Perícias Atuariais.

Também será possível a formação de GT interdisciplinar entre os diversos CTs, quando o assunto exigir conhecimento que perpassa mais do que uma área de conhecimento. Para participar é muito fácil: vá no menu do site do IBA Conteúdos/Comitê de Pronunciamentos e selecione no submenu o CT desejado. Todas as instruções estão na tela e após preencher o formulário você é adicionado ao grupo em poucos dias, sendo a única condição ser associado ao IBA e estar adimplente.

Vem com a gente fazer um IBA melhor, afinal: #oibasomosnos