Iniciativa da LCA contribui na preparação para o exame de adesão ao IBA

A recente edição do Exame de Admissão ao IBA contou com 377 atuários aprovados, dos 498 inscritos para a prova. Desde 2017, a Liga de Ciências Atuariais (LCA) tem realizado cursos preparatórios para o certame para contribuir para o aumento do número de aprovados. “Esta foi a primeira vez que realizamos de maneira remota”, comenta a diretora de Gestão de Gente da instituição, Raiane de Lima Silva.

“A fim de facilitar a interação do aluno com o professor, optamos pela utilização da plataforma Google Meet além de, posteriormente, disponibilizarmos as gravações na plataforma YouTube para que todos possam ter acesso para estudos futuros e revisões”, explica.

O curso foi gratuito e aberto para todos os interessados,  e contou com 150 atuários participantes.  As aulas foram ministradas por professores convidados pelo time da LCA. “Esse ano tivemos apenas as aulas das disciplinas de Estatística e Probabilidade, Matemática Atuarial e Matemática Financeira porém, objetivando auxiliar no preparo dos candidatos e pensando sempre no sucesso e aprovação deles, realizamos simulados durante os finais de semana do mês de novembro que antecederam a data do exame, os quais seguiram o modelo de prova do Instituto Brasileiro de Atuária e, ao final, ao enviar as respostas da prova o candidato recebeu a quantidade de questões acertadas e as respostas de cada questão para que pudesse aprimorar seu desempenho”, aponta Raiane.

A LCA também tem outras iniciativas para esse fomento, como os livros “Passe no IBA volume 1 e 2”, disponibilizados há mais de um ano. Já o curso foi realizado durante o mês de novembro de 2021 nas datas que antecederam o exame.

Raiane Lima reforça que a Liga tem como objetivo unir os cursos de graduação do país, de forma a trazer mais reconhecimento e desenvolvimento para nossa profissão. “Nossos valores são o compartilhamento de conhecimento, respeito ao próximo e a busca constante de desenvolvimento pessoal e profissional”, conclui.