CT Saúde se reune para falar sobre Resseguros

Neste semana o Comitê Técnico – CT Saúde, através de seu Grupo de Trabalho sobre Resseguros se reuniu para aprender mais sobre este mercado a partir de colegas que atuam neste segmento. O MIBA 1197 – Gustavo Genovez, Superintendente Atuarial na Mitsui Sumitomo Seguros, nos contou sobre métodos para definição de capital de retenção como uma ferramenta para definir o melhor modelo de cobertura de resseguros e também sobre sua atuação como atuário nas negociações de resseguros.

O atuário, em razão de sua formação e responsabilidades em uma operação de riscos, poderá ser peça fundamental na análise de cenários para contratação de resseguros, assim como para avaliar as regras técnicas inerentes a cobertura que estarão previstas nos contratos de resseguros. Genovez chama atenção para alguns aspectos que trazem impacto significativo sobre o escopo de cobertura garantido, tais como:

  • Avaliar impactos sobre provisões, como PPCNG e PEONA, que pode ser diferente a depender do critério adotado de losses occurring ou risk attaching;
  • Critérios da comissão de resseguro;
  • Previsão de prêmio de reintegração;
  • Prazos e fluxos, dentre outros.

Também comentou sobre os critérios adotados para estabelecer os valores de cobertura e prêmio de riscos, que poderá ser empírico, determinístico ou estocástico. Os métodos para contornar a situação quando não há histórico de sinistros, como no caso de uma nova operação, foi alvo de rico debate pelo grupo.

Este grupo de trabalho está em uma jornada de conhecimento para que posteriormente possa elaborar um conjunto de melhores práticas a ser recomendado à comunidade atuarial. As reuniões são mensais e todo associado do IBA pode fazer parte deste grupo, bastando se inscrever no CT Saúde e indicar o interesse em fazer parte deste grupo de trabalho no formulário de inscrição, que está disponível em: https://atuarios.org.br/ct-saude/