Concurso público – Professor RTC na área de Finanças/ALM

Cargo: Professor em tempo parcial

Diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão ordinária realizada em 12.04.2023, estarão abertas, pelo prazo de 60 dias, das 9 horas (horário de Brasília) do dia 24 de abril até às 17 horas (horário de Brasília) do dia 23 de junho de 2023, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 1 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3, em Regime de Turno Completo (RTC), claro/cargo número 1237845, com o salário de R$ 5.877,28 (cinco mil, oitocentos e setenta e sete reais e vinte e oito centavos) ao mês, junto ao Departamento de Contabilidade e Atuária, na área de conhecimento “Atuária, subárea de Finanças e Gestão Integrada de Ativos e Passivos”, nos termos do art. 125, parágrafo 1º, do Regimento Geral da USP, e o respectivo programa que segue:

  1. Gestão Integrada de Ativos e Passivos e modelos de Assets and Liabilities Management (ALM) e suas aplicações atuariais.
  2. Estratégias de Imunização por Duration e Convexidade e suas aplicações atuariais.
  3. Gestão de ativos garantidores das Provisões Técnicas de Seguros Privados: estratégias de construção e diversificação de carteiras.
  4. CAPM, APT e Modelos Multifatores.
  5. Mercado de Renda Fixa: apreçamento de títulos públicos e privados.
  6. Mercados a Termo, Futuro e Swaps: preço futuro, preço a termo; apreçamento de contratos.
  7. Mercado de Opções Padrão: modelo de Black & Scholes; conceitos de volatilidade implícita, letras gregas e análise de preços.
  8. Construção de Curvas de Mercado, Estrutura a Termo de Taxas de Juros, Métodos de interpolação de curvas.
  9. Modelos de Valor em Risco: Paramétrico, Histórico e Simulado.
  10. A Governança Corporativa e sua relação com a gestão atuarial.
  11. Gestão Integrada de Riscos e sua relação com a manutenção da solvência de Seguradoras e Entidades Previdenciárias.

Prazo para inscrição: de 24/04/2023 a 23/06/2023

blog-inner-image-1