Primeira Reunião da CNA: Apresentação e Debates Técnicos
Na primeira reunião da Comissão Nacional de Atuária (CNA), os representantes do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), Daniel Conde e Fabrízio Krapf, tiveram a honra de expor um importante tema sugerido pelo presidente da CNA, Christian Catunda: a busca por alternativas para o aperfeiçoamento das regras de equacionamento de déficit e de destinação de superávit.
Fabrízio Krapf destacou a responsabilidade e o privilégio de representar o IBA em um fórum tão relevante e acrescentou: “Foi um grande desafio: tivemos 60 minutos para estruturar e resumir as principais dificuldades e debates técnicos atuais, além de compartilhar ideias para discussão no âmbito da CNA, com uma abordagem construtiva, focando em possíveis aprimoramentos nas regras vigentes, mas sem esquecer os importantes avanços já realizados.”
Valorização do Trabalho do IBA e Reconhecimento dos Atuários
Durante a apresentação, Daniel Conde e Fabrízio Krapf enfatizaram a importância do trabalho desenvolvido pelo IBA e seus diversos fóruns – Comitês Técnicos, Grupos de Trabalho e a Comissão de Pronunciamentos Atuariais (CPA). Eles também aproveitaram a oportunidade para incluir recomendações no material distribuído aos membros da CNA, visando valorizar ainda mais o Instituto e destacar o papel fundamental dos atuários no setor de previdência fechada. Entre as recomendações, estava o reconhecimento, por parte da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), dos pronunciamentos e certificações emitidos pelo IBA.
Daniel Conde ressaltou que o objetivo da apresentação não era conduzir para uma única solução, mas sim explorar fatos e “possíveis caminhos e alternativas”, baseados nos debates realizados ao longo dos últimos anos no Comitê Técnico de Previdência Fechada do IBA. Por fim, Daniel fez questão de enfatizar: “Continuamos contando com a colaboração e apoio dos membros do Comitê Técnico para as próximas reuniões e debates!”