No dia 15/05 aproximadamente 80 associados ao IBA se reuniram em São Paulo para discutirem o impacto da IFRS 17 no mercado securitário. Com os votos de bem-vindos feito pela diretora de seguros do IBA Fernanda Chaves, o início do evento contou com a participação por vídeo da coordenadora do CTSeg Brenda Trajano, impossibilitada de comparecer a reunião por conta da tragedia que está ocorrendo no Rio Grande do Sul.
O evento foi dividido em dois painéis, sendo o primeiro para discutir sobre as experiências da implementação da norma sob a visão de atuários que vivenciaram na prática esse processo. O painel foi mediado por Pietro Cafasso, coordenador do GT IFRS 17 e Gerente Sênior da Deloitte, com a participação de Celina Silva, Superintende de Controladoria e Atuaria na Brasilprev, Bráulio Melo, Superintende Atuarial da Porto Seguro, e Rogério Matos, Gerente Atuarial do Itaú.
O segundo painel abordou as perspectivas de oportunidades e melhorias dos processos implementados, bem como apresentar resultados de uma pesquisa feita pela EIOPA sobre o impacto da IFRS 17 em Companhias da Europa que fizeram a implementação da norma, contando com a moderação de Gustavo Genovez, Head Técnico Atuarial na 180 Seguros, e os palestrantes Alexandre Paraskevopoulos, sócio e líder da prática de seguros da Deloitte, Felipe Amado, sócio atuarial da Deloitte, e Dinarte Bonetti, sócio atuarial da PwC. Em ambos os painéis, foi destacado o papel de protagonismo do atuário no processo de implementação da IFRS 17.