O IBA começa o ano de 2024 celebrando a notícia do retorno da Comissão Nacional de Atuária (CNA), publicada pela Portaria Previc nº1.154, de 21/12/2023, trazendo consigo importantes debates sobre questões atuariais do setor de previdência complementar.
Entre os principais objetivos abordados pela Portaria, destaca-se a realização de pesquisas, estudos, ensaios e outros trabalhos envolvendo o campo do conhecimento atuarial, com vistas ao aprimoramento do regime de previdência complementar, inclusive propondo à Diretoria de Normas da Previc a edição de instrumentos normativos que promovam os avanços decorrentes da sua produção científica.
Daniel Conde, Diretor de Previdência do IBA, comenta que “as reações iniciais à nova legislação são otimistas e acredita que a norma é um marco importante para o avanço do setor. Ela não apenas reflete as demandas atuais, mas também cria um ambiente propício para o crescimento sustentável e próspero, inclusive para promover discussão relevante sobre inovações no âmbito atuarial”.
Raquel Marimon, Presidente do IBA, comenta que “a representatividade que os atuários vêm conquistando é fruto da dedicação incansável dos Diretores de previdência, Daniel Conde e Cristiane Correa, além de uma diretoria que busca promover os melhores padrões técnicos e o desenvolvimento profissional constante”.
Giancarlo Germany, vice-Presidente do IBA, conclui que “diversos desafios de crescimento do segmento de previdência complementar passam pela possibilidade de construção de regulamentação ou de desenvolvimento de produtos que possam oferecer coberturas vitalícias aos assistidos dos planos previdenciários, sem onerar os Patrocinadores, sendo a CNA um grande espaço para desenvolver esse debate”.