Taxas IBA

Conforme definido na 80ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE), ocorrida em 28 de novembro de 2018, os valores de semestralidades serão anualmente atualizados com base no IPCA. 

Cientes desta decisão, a diretoria do IBA, em reunião ocorrida em 12 de junho de 2019, aprovou a atualização de todas as taxas do Instituto com base no mesmo indicador e na mesma temporariedade.

De forma a recompor as perdas inflacionárias sobre as tabelas de referência de honorários a serem observados pelos seus associados quanto da prestação de serviços atuariais, nesta mesma reunião de diretoria (12/07/19) determinou que os valores dispostos na Resolução IBA 01/2017 e na Resolução IBA 01/2018 sejam também atualizados anualmente com base no mesmo indicador financeiro.

Assim, mediante decisão em assembleia e seguindo as diretrizes elencadas em ata de reunião de diretoria, fica estabelecida a rotina anual, nos meses de janeiro e com data-base de dezembro do ano anterior, de divulgação da atualização dos valores, que passam a vigorar imediatamente após a sua publicação.

 

Veja abaixo a nova tabela atualizada dos valores

Veja abaixo quadro comparativo com tabela anterior e atual dos valores

OBS.:

1) Atualizado com base no IPC-A (IBGE) conforme calculadora do BACEN; 2) Declarações emitidas apenas em versão eltrônica (encaminhadas por e-mail) serão gratuitas; ou seja, as taxas de declarações supracitadas serão cobradas apenas quando solicitado envio postal (modalidade praticada/prevista é de "Carta Registrada"), sendo cobrados estas (taxas) ajustadas em função de alteração tarifária dos correios por:

  • Solicitação de emissão por outra modalidade diferente da praticada/prevista (SEDEX ou equivalentes ou outros); e/ou

  • Caso a quantidade de declarações ultrapasse a cota-taxa mínima prevista para a modalidade praticada/prevista.