Taxas - IBA

Conforme definido na 80ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE), ocorrida em 28 de novembro de 2018, os valores de semestralidades serão anualmente atualizados com base no IPCA. 

Cientes desta decisão, a diretoria do IBA, em reunião ocorrida em 12 de junho de 2019, aprovou a atualização de todas as taxas do Instituto com base no mesmo indicador e na mesma temporariedade.

De forma a recompor as perdas inflacionárias sobre as tabelas de referência de honorários a serem observados pelos seus associados quanto da prestação de serviços atuariais, nesta mesma reunião de diretoria (12/07/19) determinou que os valores dispostos na Resolução IBA 01/2017 e na Resolução IBA 01/2018 sejam também atualizados anualmente com base no mesmo indicador financeiro.

Assim, mediante decisão em assembleia e seguindo as diretrizes elencadas em ata de reunião de diretoria, fica estabelecida a rotina anual, nos meses de janeiro e com data-base de dezembro do ano anterior, de divulgação da atualização dos valores, que passam a vigorar imediatamente após a sua publicação.

 

Veja abaixo a nova tabela atualizada dos valores

Veja abaixo quadro comparativo com tabela anterior e atual dos valores

OBS.:

1) Atualizado com base no IPC-A (IBGE) conforme calculadora do BACEN; 2) Declarações emitidas apenas em versão eltrônica (encaminhadas por e-mail) serão gratuitas; ou seja, as taxas de declarações supracitadas serão cobradas apenas quando solicitado envio postal (modalidade praticada/prevista é de "Carta Registrada"), sendo cobrados estas (taxas) ajustadas em função de alteração tarifária dos correios por:

  • Solicitação de emissão por outra modalidade diferente da praticada/prevista (SEDEX ou equivalentes ou outros); e/ou

  • Caso a quantidade de declarações ultrapasse a cota-taxa mínima prevista para a modalidade praticada/prevista.