NOTÍCIAS

Publicado em 06/04/2021

Exame de Admissão

Exame de Admissão ganha nova data

Em função das restrições promovidas pela pandemia que ainda permanecem em nosso país, a Diretoria do Instituto Brasileiro de Atuária prudentemente adiou a realização dos Exames de Admissão em conjunto (2020 e 2021) para o último trimestre deste ano. As provas estavam provisoriamente agendadas para os dias 17 e 18 de junho.
A Comissão de Graduação do IBA, responsável pela realização do certame, faz uma ressalva de que esta edição dependerá ainda de condições sanitárias e liberações legais. “O IBA preza pela saúde dos colegas atuários e entende que poderia ser prematuro expô-los a riscos de contaminação”, aponta a vice-presidente do IBA, Máris Caroline Gosmann.
É importante ressaltar que sucessivamente, governos locais têm baixado decretos optando pelo lockdown em seus respectivos municípios. Com isso, eventos têm sido impedidos de serem realizados, bem como os calendários acadêmicos postergados das universidades – com inclusive as suas portas fechadas. “É condição primária que as instituições de ensino que sediarão as provas já tenham voltado ao modelo presencial para conseguirmos realizar esta edição em conjunto”, explica.
No ano passado, a Comissão de Graduação do IBA avaliou até mesmo a possibilidade de realizar a edição no formato on-line. Entretanto, esta alternativa foi descartada em virtude da limitação da sua viabilidade: os custos e a extensão do Exame, com a sua devida proteção criptográfica. Além disso, episódio de exames atacados do CFC fizeram com que Diretoria decidisse pela não adoção ao on-line e mantivesse a posição para esta edição também. A opção está em linha com decisões internacionais dos demais institutos de Atuária vinculados ao IAA (Associação Atuarial Internacional) que realizam, igualmente, exames de admissão presenciais.