NOTÍCIAS

Publicado em 09/10/2020

Mutalismo

Diretora do IBA participa de seminário sobre Mutualismo nos planos de saúde

A diretora de saúde do IBA Raquel Marimon participou recentemente do seminário online "Mutualismo e equidade em planos de saúde: princípios e busca por equilíbrio". Promovido pela TV Conjur, o encontro teve a participação do ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); do desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem e diretor geral da Esmat; e de José Cechin, superintendente executivo do IESS.

Na opinião de todos, há um excesso de judicialização da saúde brasileira, o que tem preocupado Estado, operadoras de planos, profissionais do Direito e da Saúde, gestores e a população como um todo. Isso porque o grande número de liminares concedidas no país obrigando as empresas a realizarem procedimentos que nem sempre estão previstos nos contratos dos beneficiários tem causado um perigoso desequilíbrio no mercado.

"O desafio do mutualismo é tornar as incertezas individuais em certezas coletivas. Toda vez que uma decisão individual é tomada em detrimento do coletivo, afeta o equilíbrio do todo", aponta Raquel Marimon. Ela ainda lembrou do importante debate sobre a incorporação de tecnologias à saúde - tema de encontro anterior da Jornada. "É fundamental que toda a incorporação seja acompanhada da análise de impacto econômico de forma mais intensa. Hoje, esse impacto é discutido depois da incorporação. E não antes, como deveria ser", completa.

Para ela, o setor tem avançado em diferentes aspectos e debates, mas ainda levará um tempo para mudanças mais sistêmicas e profundas, como da mudança de modelo de remuneração dos serviços em saúde. "Hoje se remunera pelo volume de procedimentos e não pelo benefício para a saúde do paciente", conclui.

 

Fonte: www.conjur.com.br 

 

Clique na imagem abaixo e veja a íntegra do Seminário