NOTÍCIAS

Publicado em 11/09/2020

Eleições IBA2020

Veja quais são os candidatos para as Eleições IBA que acontecem neste mês!

As Eleições do Instituto Brasileiro de Atuária deste ano acontecerão de 18 a 24 de setembro. A votação contará com duas chapas concorrendo à Presidência (presidente e vice) e 21 atuários que se candidataram para compor o Colégio de sócios para a Gestão 2021/22. 

Assim como na edição passada, o processo será por voto eletrônico, em que o eleitor poderá escolher seus candidatos pela internet, utilizando os recursos eletrônicos adequados (smartphones, tablets, laptops, desktops).

O associado apto poderá escolher o presidente e vice, além dos diretores que irão compor o Colégio dos Sócios do IBA. Este será formado por três diretores técnicos, um diretor secretário, um diretor de publicações e um diretor tesoureiro e seus respectivos suplentes que serão escolhidos pelo presidente na 1ª reunião da Diretoria dentre os eleitos pelos membros do Instituto.

 

Candidatos – Eleições IBA 2020 

Conforme a Norma Geral das Eleições do IBA (CLIQUE AQUI), é obrigatório garantir ampla divulgação das candidaturas nos meios de comunicação do Instituto. Abaixo, você verá a relação de todos eles, com seus respectivos currículos e propostas para o mandato.

A divulgação destes seguiu o ítem 9.1 da Norma Eleitoral: a exposição das “plataformas das chapas e/ ou candidatos seguindo a ordem de recepção de cada plataforma. Essa divulgação terá espaço padronizado para os candidatos a Presidência e Diretorias”. 

 

 

Presidência - CHAPA 1

Proposta de Trabalho

Aprimorar o controle financeiro e administrativo.  Orçamento participativo e política de investimentos. Acompanhar a funcionalidade do site e contratos em andamento. Dar continuidade ao projeto de Conselho de Classe. Valorizar a classe atuarial com programa de cursos e convênios com instituições de ensino, extensivo aos funcionários. Biblioteca e revista virtual. Linha direta com a presidência e maior transparência das ações, buscando a aproximação com a classe atuarial. Atualização do Estatuto.

 

 

 

 

 

 

 

 

Presidente - Ricardo Cicarelli de Melo (MIBA 1.306)

Atuário, Contador e Analista de Sistemas. Mestre em Finanças. Especialista em Auditoria e Controladoria.  MIBA atuante no Conselho Fiscal, CPA de Previdência Pública e GT da SPREV. Consultor atuarial e auditor. Perito Judicial. 20 anos de experiência em previdência, avaliação atuarial e auditoria.

 

 

 

 

 

 

Vice-presidente - André Sablewski Grau (MIBA 2.372)

Atuário.  Especialista em Previdência Social. MIBA atuante. Consultor atuarial e auditor. Perito Judicial. 10 anos de experiência em previdência, avaliação atuarial e auditoria. Fluente em Inglês, francês, italiano e espanhol.

 

 

Presidência - CHAPA 2

Proposta de Trabalho

✓ Dar continuidade à gestão de controles internos, através do novo sistema, oferecendo autonomia ao associado;

✓ Dar continuidade à transparência, divulgando os movimentos financeiros nas assembleias;

✓ Dar continuidade à elaboração de materiais técnicos, que servem de apoio às decisões do atuário, como CPAs;

✓ Expandir à interação com a Sociedade, Governos, Reguladores, Entidades e Empregadores;

✓ Implementar outras formas de receita, como Cursos EAD, visando a Educação Continuada.

 

 

 

 

 

 

 

 

Presidente - Leticia de Oliveira Doherty (MIBA 950) 

✓ Executiva Atuarial de Seguros e Resseguros com 24 anos de experiência nos segmentos de Vida e Previdência, englobando as áreas de Provisões, Projeções, Modelagens, Produtos, Precificação e Subscrição

✓ MIBA em jul/97; Diretora IBA em jan/13; Presidente IBA em jan/19

 

 

 

 

 

 

 

 

Vice-Presidente - Máris C. Gosmann (MIBA 1.714)

✓ Atuária, Mestre Atuária, Economista, Professora UFRGS, 2 Livros Publicados, Pesquisadora/Doutorando UFRJ. Experiente em Projetos e Pesquisas sobre Provisões, Precificação e Previdência

✓ MIBA em fev/05; Comissão Graduação IBA há 10 anos; Diretora IBA em jan/19

 

 

 

Diretoria

 

 

 

 

 

 

 

 

Filipe Bello (MIBA 2.634)

Experiência de mais de 6 anos em uma seguradora de vida no BR, concluindo o mestrado de Ciênciais Atuariais em PT, 3o colocação mundial em desafio do SOA, isenção em diversos exames do IFoA, trabalhando em um consultoria em PT, membro titular do IAP e membro do PBSS e da Life Section do IAA.

Proposta de Trabalho

Contribuição em assuntos do meio acadêmico e profissional, agregar conhecimento das práticas internacionais, estreitar os laços do IBA com o IAP e aumentar o protagonismo do IBA no IAA. Membro que irá reflitir a nova geração com ideias e sugestões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Raquel Marimon da Cunha (MIBA 931)

Atuária graduada em 1996 pela URFGS. Área Saúde, coautora em livros sobre DRG e Guia de Indicadores para Gestão de Saúde. Diretora executiva da Prospera | Funcional, responsável pela precificação de mais de 20% dos planos de saúde e suas provisões.

Proposta de Trabalho

• Conectividade com a comunidade atuarial e empregadores

• Valorização da certificação profissional, inclusive peritos judiciais

• Sinergia com órgãos reguladores e entidades representativas

• Divulgação e estímulo dos Princípios Atuariais do IBA

• Gestão transparente e reforma administrativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tulio Pinheiro Carvalho (MIBA 1.626)

Sou especialista em previdência pública, onde constitui uma empresa, Arima, e trabalho no segmento desde 2005 desenvolvendo planos de reestruturação Atuarial aos RPPS. Temos atuação em 8 estados, tendo uma atuação maior no Nordeste.

Proposta de Trabalho

Tenho como principal proposta ao IBA o fortalecimento da Relação Institucional com a Sociedade, principalmente dentro das áreas clássicas da atuária visando que as discussões destes temas, sejam os atuários procurados a responde e não economistas ou contadores.

 

 

Daniel Rahmi Conde (MIBA 2.126)

Atuário, Diretor da Conde Consultoria Atuarial e atua como Consultor desde 2005. Formado em Ciências Atuariais pela PUC-SP e é membro do IBA, MIBA nº2126. Atualmente coordena o Comitê Técnico Geral-CTG do IBA e é Membro Titular do Comitê de Pronunciamentos Atuariais–CPA.

Proposta de Trabalho

-Ação para contribuir que o Instituto se torne um Órgão de Classe;

-Fortalecimento dos Grupos de Trabalho, Comissões Técnicas e Comitês Atuariais;

-Buscar o fortalecimento do Instituto perante aos demais colegas que se distanciaram por algum motivo;

-Promover o IBA perante a sociedade em geral.

 

 

Tatiana Xavier Gouvêa (MIBA 2.135)

Atuária formada pela PUC-Minas, pós graduada em estatística pela UFMG e MBA em gestão de planos de saúde pela faculdade Anhanguera. Membro efetiva da Comitê Técnico de Saúde Suplementar do IBA. Atua no segmento de saúde suplementar desde 2008. Sócia da Rodarte Nogueira Consultoria Atuarial.

Proposta de Trabalho

Colaborar no fortalecimento do atuário no mercado nacional, estreitar a relação do IBA com seus membros para a elaboração de documentos técnicos que possam subsidiar o mercado em suas análises. Atuar junto aos órgãos reguladores buscando firmar um termo de cooperação técnica para atuação conjunta.

 

 

 

Cristiane Silva Corrêa (MIBA 2.113)

Atuária, mestre e doutora em Demografia pela UFMG. Professora de Ciências Atuariais na UFRN. Autora do livro "Premissas Atuariais em Planos Previdenciários: uma visão Atuarial-Demográfica" e do Sadeprev, simulador atuarial para RPPS. Atua na área de previdência de servidor público desde 2012.

Proposta de Trabalho

Pretendo atuar de forma a estreitar a relação do IBA com as universidades, fortalecendo as parcerias para formação continuada de professores e atuários, com foco em eventos online e na valorização da produção e do conhecimento dos membros do IBA, valorizando o IBA e aprimorando a prática atuarial.

 

 

 

Hugo Legis Fernandes Elsenbusch (MIBA 1.029)

Possui 21 anos de experiência em previdência complementar e saúde suplementar. Foi gerente atuarial na Eletros, Neoenergia e Petros. Ex-diretor do IBA no segmento de Fechadas (2016), é planejador financeiro e fundador do Portal de Educação Financeira e Previdenciária multixplique.com.br

Proposta de Trabalho

Aumentar receita financeira do IBA, disponibilizando plataforma online de cursos variados. Tornar o IBAPREV o melhor plano de previdência do mercado. Temos todo o know-how e merecemos ter um produto exclusivo e diferenciado.  Tornar o IBA orgulho dos atuários, motivando-os a se filiarem ao Instituto.

 

 

 

Marcelo Eboli Botelho Benjamim (MIBA 1.127)

Atuário, MBA Gestão em Finanças, com 20+ anos de experiência em desenvolvimento de estratégias de negócios em vida e previdência, atuando nas áreas Atuarial, Produtos, Data Analytics, Marketing e Gestão de Clientes, envolvendo a construção de business plans e acompanhamento e métricas e resultados.

Proposta de Trabalho

Agregar visão e experiência prática do mercado segurador em discussões, pareces e GTs sobre novas legislações e inovações, atuando de forma proativa e aproximando o IBA de reguladores e entidades representativas (CNSeg, CVGs, etc), dando assim maior visibilidade e conhecimento da nossa profissão.

 

 

 

Aline Rocha Gonçalves (MIBA 1.584)

Atuária e Contabilista. Extensão e pós-graduação em Gestão e Políticas Públicas. MIBA atuante no Conselho Fiscal, CPA de Previdência Pública e GT da SPREV. Consultora atuarial na área de RPPS. Perita Judicial. 23 anos de experiência em previdência pública, controle interno, orçamento e finanças.

Proposta de Trabalho

Colocar a disposição a experiência em controle interno, orçamento e contabilidade. Colaborar com o processo de transformação do IBA em Conselho. Buscar a aproximação da classe com os órgãos de controle, tendo por objetivo o destaque da profissão. Colaborar com a gestão administrativa e financeira.

 

 

 

Sandra Maria Tomaz de Souza (MIBA 749)

Mais de 25 anos de experiência em Previdência Privada Fechada e Aberta, Seguro de Vida e nos últimos anos trabalhando com pricing em Saúde. Formada em Ciências Atuariais pela UFRJ e com pós-graduação em Análise de Sistemas pela PUC-RJ.

Proposta de Trabalho

- Participação do IBA nas Universidades mostrando a importância do instituto para o profissional de atuária e a valorização da certificação profissional;

- Biblioteca online e Cursos EAD;

- Interação do IBA com os órgãos reguladores, fiscalizadores e com as entidades representativas de mercado.

 

 

 

Marco Antônio Teixeira de Pontes (MIBA 712)

Sou atuário com mais de 25 anos de experiência. Fiz a startup da área de Serviços Atuariais na Deloitte e EY. Sou autor de diversos artigos técnicos e coautor do livro “O Melhor vem depois, publicado pela Editora Saraiva. Trabalho na LGP, empresa que fundei em 2009 e faço parte do CTG do IBA.

Proposta de Trabalho

Apoiar o programa da chapa da atual gestão do IBA, trabalhar para ampliar a participação do associado no IBA e no sentido de aumentar oportunidades de trabalho para atuários em outras frentes de trabalho, conforme fiz ao longo de minha carreira profissional e faço no presente.

 

 

 

Glace Anne Carvas da Silva (MIBA 1.640)

Atuária e Estatística com MBA em Gestão de Operadora. Coordena o CT  Saúde do IBA e participa de GTs, para contribuição ao Setor e à Comunidade Atuarial. Coordenou o primeiro CPA da Saúde Suplementar - CPA 010. Mais de 20 anos na área atuarial, sendo 13 em Saúde. Hoje, Gerente Atuarial de Operadora.

Proposta de Trabalho

Valorização do Atuário com fortalecimento do IBA através: da transparência; do estimulo ao desenvolvimento técnico com treinamentos e publicação de documentos que orientem a atividade (incluindo CPAs); alinhamento com Órgãos reguladores e sendo referência técnica para as entidades e empregadores.

 

 

 

Paulo Roberto da Rosa (MIBA 747)

Bacharel em Engenharia, Ciência Atuariais e MBA no The College of Insurance/NYC. Em Previdência Aberta fui atuário no Itaú, diretor da BrasilPrev, consultor de Tillinghast, YM Consultoria e Conde Consultoria Atuarial. Atualmente assessor atuarial na SP- PREVCOM atuando também na área de investimentos.

Proposta de Trabalho

Nessa gestão pretendo dar continuidade ao crescente desenvolvimento do IBA com foco na integração da comunidade atuarial com outras atividades profissionais afins, bem como permitir o pleno conhecimento das atividades do Instituto atuando como interlocutor entre os atuários e a diretoria do IBA.

 

 

 

Natalia Moreira de Paula (MIBA 2.078)

Atua em Fundos de Pensão desde 2006, representante regional do IBA desde 2014, especialista em previdência complementar pela UFRJ, membra da Comissão Técnica da ABRAPP, membra do Comitê de Investimentos de EFPC. Perita judicial, assistente técnica, professora, palestrante e consultora independente. 

Proposta de Trabalho

- Agir com transparência e diálogo
- Trabalhar pela visibilidade dos atuários
- Apoiar a reforma administrativa do Instituto
- Dar continuidade ao trabalho de fortalecimento do IBA
- Estreitar relação do IBA com empregadores, órgãos reguladores, fiscalizadores e entidades representativas de mercado

 

 

 

Joel Garcia (MIBA 1.131)

MIBA 1131, formado na Universidade Federal do Rio Grando do Sul – UFRS em 2000 com experiência de 25 anos no mercado segurador atuando em empresas seguradoras, resseguradora internacional e nos ultimos 6 anos liderando a área de consultoria e auditoria atuarial em big four.

Proposta de Trabalho

Desenvolver temas técnicos no mercado de seguros reforçando, os CPAs e o diágolo com reguladores e representações de mercado destacando a importância do Atuário. Ampliar a conexão com entidades internacionais representativas dos atuários com objetivo de identificar boas práticas profissionais.

 

 

 

Giancarlo Giacomini Germany (MIBA 1.020)

Possuo mais de 20 anos de experiência como atuário em Fundos de Pensão. Sou diretor executivo da Mirador Atuarial, integrante da Comissão de Fechadas do IBA e atuando na Diretoria Financeira atual do IBA.

Proposta de Trabalho

Concorro novamente a Diretoria do IBA, como forma de complementar um trabalho intenso que temos desenvolvido. Espero ter a oportunidade de permanecer por mais um período, para concluirmos as diversas ações que estão em andamento. Colocar o IBA no padrão adequado para os atuários e suas demandas.

 

 

 

Anderson Gomes Ferreira da Silva (MIBA 2.043)

Atuário pela PUC-SP com MBA em Gestão Atuarial, planejador financeiro certificado e acadêmico na ANSP. Com 19 anos de experiência, sendo os últimos 14 anos em auditoria e consultoria, atende demandas regulatórias de seguradoras de grande porte e desenvolve modelos de capital baseado em risco.

Proposta de Trabalho

Atuar na continuidade do nosso sistema de gestão buscando melhorar a experiência de nosso associado, reavaliar as relações custo-benefício dos fornecedores, buscar parcerias para promoção de capacitação técnica para nossos associados e fortalecer a relação institucional do IBA.

 

 

 

Dione Torres Sobreira (MIBA 967)

Graduada pela UFRJ com especialização em Resseguro pela Funenseg, atua no mercado segurador há 24 anos, com foco em Seguros de Pessoas. Possui vasta experiência em produtos, tendo participado em comissões do mercado para acompanhamento de novas legislações.

Proposta de Trabalho

Promover maior envolvimento de atuários que atuam fora do eixo Rio-São Paulo, através de cursos de educação à distância e encontros técnicos com profissionais que atuam em diversos ramos, buscando tornar o mercado atuarial mais sinérgico e cooperativo

 

 

 

Nelson Emiliano Costa (MIBA 1.068)

Graduado pela UFRJ, Pós Graduado pela ENCE e MBA pelo IBMEC, com 22 anos nos mercados de previdência e seguros. Sou Diretor Técnico na MAG Seguros e no Fundo de Pensão e Atuário do Sicoob Seguradora. Faço parte do CTSEG/IBA, Comissão de Planos Previdenciários/ABRAPP e Comissão Atuarial/FENAPREVI.

Proposta de Trabalho

Aproximação com federações de seguros/resseguros e sinergia com os órgãos reguladores; Geração de conteúdo em mídia divulgando nossa profissão; Estímulo para que perícias de nossa competência sejam elaboradas por atuários; Sinergia com o Governo para auxílio em assuntos como Reforma da Previdência

 

 

 

Ivan Sant’ana Ernandes (MIBA 506)

Consultor, professor e conferencista, MIBA 506. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Titular da ATEST, CIBA 88. Certificações IBA e ICSS. Coautor do livro Atuária para Não Atuários. Professor em instituições nacionais e internacionais. Presidente da Comissão de Ética do IBA.

Proposta de Trabalho

Aberto o processo eleitoral no IBA, o governo federal anuncia a criação do COREMEC, referente aos mercados financeiro, de capitais, de seguros, de previdência e capitalização, pelo Decreto 10.465, de 18/08. Ao IBA cabe assumir protagonismo diante dessa nova realidade.

 

 

 

Marcia Morais Ferreira (MIBA 2.531)

Mestre em Economia (FGV -2016), Bacharel em Ciências Atuariais (FEA-USP - 2012) e em Matemática Aplicada (IME-USP - 2008). Estou há 12 anos no mercado, com passagem em grandes seguradoras (Itaú, HSBC, Safra e Zurich Santander), com ênfase em reservas de Seguros e Previdência, IFRS17, Embedded Value

Proposta de Trabalho

Gostaria de atuar na disseminação do conhecimento e melhores práticas da modelagem atuarial, nacionais e internacionais, com ênfase em modelos de reservas, capital e projeções de fluxos de caixa, tais como Embedded Value e IFRS17.