NOTÍCIAS

Publicado em 22/07/2020

GT Covid-19

Grupo de Trabalho analisa o papel do atuário frente aos impactos da pandemia nas operadoras de planos de saúde

Qual o papel do atuário diante dos impactos da pandemia nas operadoras de planos de saúde? Diante deste questionamento, o IBA instituiu um Grupo de trabalho do Comitê Técnico de Saúde específico para avaliar estas consequências. A questão gera mais e mais informações a cada dia e, por isso, GT produziu um documento que deverá colaborar com os atuários deste segmento.

“O objetivo é orientar a comunidade atuarial quanto aos possíveis impactos para as operadoras de planos de saúde. Com isso, os colegas que a elas prestam seus serviços, possam considerar o tema de forma ampla e com visão consolidada”, explica a diretora de Saúde do IBA, Raquel Marimon.

No documento, o GT apresenta propostas de medidas que possam ser adotadas pelos atuários para o enfrentamento da pandemia. Alguns pontos merecem atenção e devem ser considerados para tomadas de decisão quando da realização de precificação de novos planos, proposição de reajustes, apuração de provisões técnicas, além de estatísticas e sugestões para a modelagem de infectados pelo vírus.

Participaram um da redação do documento a diretora de Saúde do IBA, Raquel Marimon; os membros do Comitê Técnico de Saúde Glace Carvas e José Antônio Lumertz; além dos membros do Grupo de Trabalho COVID-19 Beatriz Resende, Denis Peixoto, Felipe Caruso, Mateus Salles, Nazareno Júnior, Tatiana Gouvêa e Victor Braga.

Leia o documento na íntegra: CLIQUE AQUI