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Publicado em 14/09/2018

Eleições IBA 2018 - Candidatos

Veja a relação dos candidatos à Eleição do Instituto para a gestão 2019/20

A eleição para o Colégio de Sócios do IBA acontecerá no período de 25 a 28 de setembro. O pleito será realizado novamente de forma virtual, em que o eleitor poderá escolher seus candidatos via internet utilizando os recursos eletrônicos adequados (smartphones, tablets, laptops, desktops).

 

 

 

Abaixo, você poderá conhecer a relação dos candidatos com seus respectivos currículos:

 

Presidência: 

# Letícia Doherty

Graduada em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pós-graduada em Seguros e Gestão Estratégica pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e estudante do Society of Actuaries (SOA) para obtenção de uma certificação internacional;

Membro do IBA desde julho/1997 e Diretora deste mesmo instituto desde setembro/2012;

Com 23 anos de experiência, dedica sua carreira ao segmento de Vida, Previdência & Longevidade;

Vem atuando, nos mais diversos setores da Atuária, em Seguradoras, Consultorias e Resseguradoras, a saber: Icatu Seguros, Golden Cross Seguradora, Willis Towers Watson, Prudential-Bradesco Seguros, Prudential do Brasil Seguros de Vida, Generali Brasil Seguros, MetLife, RGA e, atualmente, IRB Brasil Re;

As principais atribuições ao longo da sua carreira foram: Gerenciamento de Pessoas, Processos e Projetos (PMI); Monitoramento das Provisões Técnicas e de Ativos Diferidos (DAC), inerentes a diversos princípios contábeis, a saber: BRGAAP, USGAAP e IFRS; Elaboração de produtos com vasta experiência em Condições Gerais e Notas Técnicas Atuariais (de Carteira e de Produto); Gerenciamento do Resseguro; Elaboração e recomendação de Subscrição em Vida e Dental; Elaboração de Pricing para os diversos segmentos de pessoas; e Elaboração das Bases Técnicas para operações de resseguro no Brasil;

Vasta experiência em ministrar treinamentos para áreas Comerciais e de Call Center; além de um amplo conhecimento em: startups; job rotation; balanced score card; due dilligence; projeções e planejamento estratégico;

Em seguradoras, já atuou nos canais de: Vida Individual, Previdência e Vida em Grupo para Corretores, Consultores e Massificados;

Participante atuante dos comitês do Mercado Segurador e Ressegurador (FenaPrevi, CNseg, CVG e Fenaber);

Extras: co-autora do Estudo Funenseg nº 26/2012 – Nota Técnica sobre o Teste de Adequação de Passivos (TAP); e ex-membro do corpo docente da Funenseg, com experiência na elaboração de questões de prova das matérias: Atuarial, Matemática Financeira e Seguro de Pessoas;

Idiomas: Português (nativo); Inglês e Espanhol (fluentes).

 

# João Marcelo L. M. Carvalho

Atuário e membro do Instituto Brasileiro de Atuária há 10 anos, sob o número 2038. Foi aprovado em 1º lugar nacional no exame de admissão ao IBA em 2008, onde, entre 2011 e 2014, foi representante regional na região Centro-Oeste. Em 2015, quando foi eleito pela primeira vez para o Colégio de Sócios do Instituto, assumiu a suplência da Diretoria de Publicações do IBA e, em 2017, após nova eleição, passou a ser o titular da referida Diretoria, sendo o responsável, dentre outras atividades, pela dinamização e modernização da comunicação do Instituto com seus associados, inclusive com a utilização de mídias sociais. Além de atuário, é advogado e professor de cursos de extensão e de pós-graduação. Atua no segmento de previdência complementar fechada, representando o IBA como membro suplente da Comissão Nacional de Atuária da Previc.

 

 

 

 

DIRETORIA

# Aline da Rocha Gonçalves

Graduada em Ciências Atuariais. Graduanda em Ciências Contábeis. Especialização em Gestão Pública pelo COPPEAD realizada no grupo de Gestão de Alto Desempenho da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Pós-Graduanda em Políticas Públicas.  Membro do Instituto Brasileiro de Atuaria, participando do Conselho Fiscal, da Comissão de Regimes Próprios de Previdência e do Comitê Técnico de Previdência Pública. Membro do Grupo de Trabalho do CONAPREV criado para a revisão das normas específicas de atuária. Perita Judicial atuando em demandas específicas de matéria técnica atuarial inclusive previdência complementar no âmbito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Atuária independente prestando consultoria na área de treinamento e assistência técnica em pericias judiciais que abordam temas relativos a matéria técnica atuarial. Servidora Pública do Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro - PREVIRIO. Experiência em previdência pública, complementar, saúde complementar, controle interno, gestão pública, orçamento e finanças.

 

 

# Anderson Silva

Atuário formado pela PUC-SP com MBA em Gestão Atuarial e Financeira pela FIPECAFI-USP.

Possui Certificação em Planejamento Financeiro (CFP®) e em Administração de Fundos de Pensão e é membro do Instituto Brasileiro de Atuária.

Com 16 anos de experiência, sendo os últimos 11 anos em auditoria e consultoria, Anderson atende demandas regulatórias de fundos de pensão e seguradoras de grande porte e tem desenvolvido projetos voltados à governança, gestão de riscos e solvência para essa indústria. Atualmente exerce a função de Gerente Sênior na EY, coordenando o departamento atuarial e atuando em consultas técnicas relacionadas a seguros, previdência e benefícios pós-emprego.

Possui sólido conhecimento nos requerimentos de provisões técnicas e solvência para fins Locais e USGAAP de seguros gerais, vida e previdência, bem como quanto a estrutura atuarial e contábil de Fundos de Pensão.

É especialista em contabilidade internacional de benefícios a empregados (BRGAAP/USGAAP/IFRS).

Participa das Comissões Técnicas de Benefícios Pós-Emprego e Fundos de Pensão do IBA.

Atualmente é instrutor no Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), em treinamentos sobre contabilidade internacional de benefícios a empregados e instrutor sobre temas de seguros e previdência na Ernst & Young University (EYU).

 

# Cesar Luiz Danieli

Formado em Ciências Atuariais pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-graduado em Gestão Financeira com ênfase em Mercados de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Máster Internacional em Auditoria y Gestión Empresarial, pela Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC) de Valladolid.

Ingressou no setor securitário como estagiário em 1988, passando por diversas empresas, tais como seguradoras, fundos de pensão, e iniciou sua trajetória consultiva em 2001, chegando ao cargo de Diretor Técnico na GAMA Consultores Associados, trabalhando na área de consultoria e auditoria atuarial em previdência, seguros e saúde. Atualmente é Consultor Sênior no Grupo Mercer.

Possui certificação com ênfase em Administração pelo ICSS (Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social) e Certificação como Atuário Auditor e Atuário Responsável Técnico pelo IBA.

Atuou na comissão de Benefício Pôs-Emprego e Comissão GT 7 – CTSeg.

 

# David Coelho Alves Correa

"Titulado MBA em Gestão Avançada de Empresas e em Magistério Superior para Pós- Graduados, e com mais de 15 anos de atividades profissionais, foi atuário em diversos segmentos, atuando junto à CTS Consultoria, AudiSaúde Auditoria, Brasilveículos Seguradora (Grupo BBMAPFRE), BrasilCap e na KPMG Advisory - Financial Risk Manager. Representou a Comissão Atuarial da FENSEG junto à CNSEG e à SUSEP, e atualmente compõe o Comitê de Certificação do Instituto Brasileiro de Atuária - IBA."

 

 

 

 

# Eder Carvalhaes da Costa e Silva (SP)

Eder é o Líder de Expansão da Mercer Brasil e trabalha no escritório de São Paulo desde dezembro de 2014. Conta com mais de 29 anos de sólida experiência na prestação de serviços de consultoria nas áreas atuarial, de benefícios tradicionais e flexíveis, modelagem – implantação – avaliação e administração de fundos de pensão, planos de previdência e programas de saúde.

Começou a carreira em 1987 na MW Montigny Woerner Ltda., empresa adquirida pela Mercer em 1993, tendo ocupado posições de direção e alta gerência em empresas multinacionais como: Diretor Comercial do Banco CCF, Vice-Presidente do Fundo de Pensão da Telefônica-Vivo, CEO do Fundo de Pensão da TRW do Brasil e Conselheiro Independente do Fundo de Pensão da Energias do Brasil, controlada pela China Three Gorgeous Corporation.

Inovador, criativo e com habilidade para solução de problemas complexos, Eder possui vasta expertise em Fusões & Aquisições / Privatização de empresas e fundos de pensão, já gerenciou diversos projetos de due diligence, desempenhou papel significativo em operações de start-up de multinacionais no Brasil e conduziu inúmeras avaliações atuariais de benefícios pós-emprego.

Estratégico, com visão de longo prazo, pesquisador sistemático de inovação e novos conhecimentos, Eder persegue soluções que possam agregar valor aos clientes. Formulador eficiente de contratos e acordos comerciais, Eder conta com boa habilidade em negociações com o governo.

Fluente em Inglês, Português e com Espanhol básico, Eder possui experiência internacional tendo morado no exterior e participado de diversos projetos regionais na área de RH.

Eder é graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui Mestrado Profissional em Administração pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e Pós-Graduação em Propaganda & Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.

É dirigente Certificado pelo ICSS - Instituto de Certificação de Seguridade Social, Certificado como Conselheiro Independente pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

 

# Eder G. A. de Oliveira (RS)

Atuário. Contador (CRCRS 45.358), especialista em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Formado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior Guerra – ADESG.

É Diretor titular do IBA – Pasta Seguros, EAPC, Capitalização e Resseguros – gestão atual 2016/2018, pasta que também ocupou em 2006/2008, assim como participou como Representante Regional do Sul por várias gestões.

É certificado pelo IBA como Atuário Responsável Técnico e Auditor Atuarial Independente nas áreas de Seguros, Previdência Aberta e Capitalização, segmentos que trabalha por mais de 25 anos.

Atua na condição de Perito Judicial da área atuarial desde 2004 e é sócio diretor da ATUÁRIA BRASIL Assessoria e Auditoria Atuarial LTDA, empresa com atuação em serviços atuariais desde 2004.

Atualmente é membro do Comitê Técnico de Seguros – CTSeg, assim como do Comitê de Pronunciamentos Atuariais - CPA do IBA. É representante do IBA junto a Comissão Atuarial da SUSEP – CAS e membro do GT de Auditoria Atuarial.

É Presidente do CVG/RS (Clube de Seguros de Vida e Benefícios – RS) – gestão 2016/2018.

Possui 10 anos de experiência como Professor Universitário das disciplinas de Perícia Contábil e Noções Atuariais.

 

# Fabio Garrido

Atuário (UFRJ), mestre em Atuária (PUC-Rio), mestre e doutorando em Administração pelo COPPEAD/UFRJ na área de Finanças. Consultor e perito atuarial em previdência. Atuou como diretor financeiro do IBA e atualmente é diretor administrativo e membro da comissão de graduação responsável pela aplicação do exame anual de admissão ao IBA. Trabalhou como atuário responsável técnico do Previ-Rio (RPPS do

município do Rio de Janeiro) e como inspetor da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

 

 

 

# Giancarlo Giacomini Germany

Atuário especializado em entidades de previdência, formado em Ciências Atuariais pela UFRGS, pós-graduado em Finanças pela PUC-RS e em Financial Management & Capital Markets pelo New York Institute of Finance. É professor do MBA em Previdência Complementar pela ESPM-Sul e Certificado pelo ICSS. Com passagem por renomadas consultorias atuariais, acumula experiência de trabalho junto a cerca de 1/3 dos Fundos de Pensão do Brasil. Atualmente, além de Diretor Executivo da Mirador Atuarial, também integra a Comissão de Fechadas (RJ) do IBA.

 

# Heitor Coelho Borges Rigueira

Formado em atuária, estatística e matemática, é assessor e consultor de diversas entidades de previdência complementar e seguradoras, bem como auditor e perito atuarial, atuando nestes mercados profissionais há mais de 40 anos como atuário independente.

Desde 1972, é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, desde 1976, é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em 2016, teve revalidadas as certificações emitidas pelo IBA, como “atuário auditor” e “atuário técnico” nos segmentos de “Seguros, Jogos, Capitalização e Previdência Aberta”, “Previdência Complementar Fechada e Previdência Social” e “Saúde Suplementar e Saúde Social”.

É Acadêmico da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência) e diretor do IBA desde 1998.

Ministrou diversos cursos, palestras e seminários sobre temas ligados aos mercados segurador, de planos de saúde e de previdência em seus diversos segmentos.

É autor de diversos artigos e trabalhos publicados nas áreas de previdência, seguros, planos de saúde e capitalização.

 

# João Batista da Costa Pinto

É sócio da Deloitte, parte do Global Capital Markets Group, e possui mais de vinte anos de experiência na área atuarial, desempenhando um papel fundamental através da prestação de consultoria atuarial, coordenando a criação e acompanhando fundos de pensão e produtos de seguros.

Participou ativamente em vários projetos para a transformação e migração de planos ou entidades e na implementação do IFRS no mercado segurador. Tem experiência em trabalhos desempenhados nas áreas de saúde, entidades abertas e aspectos contábeis com base nas normas USGAAP, CVM e IFRS.

É bacharel em Ciências Atuariais, possui especialização nas áreas de previdência e saúde em Denver (Colorado, US) pela Mercer Human Resource Consulting e de Gestão Avançada de Finanças – FGV.

 

# Joel Garcia

É o Sócio líder de serviços atuariais da KPMG no Brasil e atua na área Accounting e Financial Risk que desenvolve serviços e soluções relacionados aos temas de contabilidade, solvência e gestão de riscos para a indústria financeira no Brasil. Possui 22 anos de experiência de mercado, tendo atuado nos segmentos de seguros, saúde, previdência e resseguros com passagem por empresas de grande porte no Brasil. Joel também é professor de graduação em ciências atuariais e de MBA em Gestão de Riscos e Seguros.

Joel possui MBA em Gestão Avançada de Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bacharel em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

 

 

# José Roberto Santos Montello

Atuário e Economista; Professor Concursado na UFRJ – leciona as disciplinas de Matemática Atuarial I e II, Práticas Atuariais em Pensões e Tópicos Especiais em Atuária (com foco em Benefícios Pós-Emprego em conformidade com o IFRS 19, o Pronunciamento CPOC 33 R1 e a Deliberação CVM 695);

Ex-Presidente do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA (out/88 a set/92). Atual Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA, acumulando o cargo de Diretor de Previdência Complementar Fechada e Social desse Instituto. Ex-Presidente da Comissão de Ética do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA.

Membro do Conselho Nacional da Previdência Complementar – CNPC representando Patrocinadores e Instituidores. Ex-Membro do Conselho de Gestão da Previdência Complementar – CGPC (atual Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC), como representante do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA.

Ex-Membro do extinto Conselho Atuarial do Ministério da Previdência Social. Ex-Membro Representante do antigo MPAS para compor o Diretório de Especialistas em Atuária e Finanças da Seguridade Social junto à Comissão Americana de Atuária e Financiamento – CAAF, da Conferência Interamericana de Seguridade Social – CISS.

Ex-Membro da Comissão Permanente de Estudos Atuariais do extinto MPAS, como representante da Sociedade Civil com notório saber em assuntos atuariais. Ex-Membro da Comissão de Estudos da ABRAPP relativa à preparação e discussão com Técnicos da Secretaria da Receita Federal do Governo acerca de sugestões para melhor adequação tributária das EFPC’s, envolvendo os rendimentos dos investimentos e das aplicações financeiras, bem como as contribuições vertidas por participantes e patrocinadores e o resgate de benefícios.

Ex-Membro da Comissão Especial de Apoio à Secretaria de Previdência Complementar – SPC para analisar a retirada de Patrocinadora de Entidade Fechada de Previdência Complementar. Membro Titular da Comissão Nacional de Atuária – CNA representando o Instituto Brasileiro de Atuária - IBA;

Membro do Conselho Nacional de Previdência Complementar de 2016 a 2018 e Atuário Responsável Técnico certificado pelo Instituto Brasileiro de Atuária - IBA, nos segmentos de Previdência Complementar Fechada e Previdência Social.

 

# Luciana da Silva Bastos

Diretora de Produtos de Vida da Icatu Seguros e Presidente do Instituto Brasileiro de Atuarial com 20 anos de experiência no mercado segurador.

 

 

 

 

 

 

# Marco Pontes

É atuário com formação em estatística, MBA análise e projetos de sistemas e APG em Administração e Liderança pela AMANA KEY. Possui mais de 25 anos de experiência profissional. Ao longo da carreira profissional atuou em fundos de pensão, seguradoras, empresas de consultoria e empresas de auditoria. É certificado pelo Instituto Brasileiro de Atuária – IBA.  Ao longo de sua trajetória profissional conduziu diversos projetos para o mercado de previdência complementar (EFPC e EAPC), indústria de seguros de vida e não vida, saúde, avaliação de passivos para empresas que patrocinam benefícios aos empregados, due diligence atuarial, projetos de solvência para bancos (Basileia), projetos dirigidos para às áreas de auditoria interna e externa, entidades governamentais e não governamentais. Desde 1998 atua fortemente no sentido de abrir novas oportunidades para profissionais atuários atuar no mercado. Em 1998 fundou a área de Serviços Atuariais da Deloitte, aonde permaneceu por 5 anos. Em 2002 fundou a área de Serviços Atuariais da E&Y onde ficou por 9 anos. Posteriormente realizou a startup da área de consultoria atuarial para indústria de seguros na Mercer e no segundo semestre de 2018 se juntou a RSM Brasil para fundar a área de Serviços Atuariais empresa, aonde atua como sócio.

É autor de diversos artigos técnicos, colunista de revistas técnicas, autor do livro de Previdência Privada publicado pela FUNENSEG, coautor do livro “O Melhor vem depois – desvendando o enigma da longevidade, publicado pela Editora Saraiva. Participou do grupo de atuários que propôs a reforma da previdência pela FIPE em 1993. É um dos membros fundadores da Comissão de Benefícios Oferecidos aos Empregados do IBA e, atualmente é membro da Comissão de Ética do IBA.

Atua como professor na FIPECAFI e é proprietário do blog http://marcoponteslgpconsulting.blogspot.com.br/ criado em 2010 para orientar e incentivar estudantes do curso de atuária.

 

# Máris Caroline Gosmann

Professora Adjunta da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com dedicação exclusiva de Ciências Atuariais desde 2010; Doutoranda na UFRJ com tese centrada no tema de IFRS 17 - normas internacionais para contratos de seguros. Trabalhou em prol do IBA desde 2012 participando em integrando a Comissão de Graduação do IBA, com contribuições nas discussões de Normas Báricas para Diretrizes Curriculares Mínimas a serem exigidas pelo MEC para garantir qualidade dos cursos de formação de Atuários no Brasil, e com contribuição na realização das diversas edições da prova do IBA. Na Universidade (UFRGS) esteve a frente do curso de Ciências Atuariais da UFRGS liderando a criação de Comissão de Curso, elaboração e atualização do projeto pedagógico do curso, coordenação de disciplinas, planos de ensino, oferecimento de turmas e horários e alinhamento de referências bibliográficas que culminou com a Avaliação in loco do MEC do curso de Ciências Atuariais da UFRGS, possibilitando que fosse atingida a nota máxima para conceito do curso. Além disso, tem formação como mestre em Atuaria pela PUC-Rio (2009); Especialista em Economia e Finanças pela UFRGS (2010); possui Graduação em Ciências Atuariais pela UFRGS (2005), graduação em Ciências Econômicas pela UFRGS (2013) e graduação em Nutrição pela UFCSPA (2010). Publicou o livro "Políticas de Emprego, Trabalho e Previdência" que consolida pesquisas nas áreas de  Atuária e Economia através do Centro de Estudos e Pesquisa sobre Governo - CEGOV e o livro Gestão Pública Municipal com pesquisas em previdência da Área de Previdência. Atuou em projetos de pesquisa e estudos junto aos Ministério da Previdência, Ministério do Planejamento e Ministério da Educação. Participa da Comissão Nacional de Atuária da PREVIC e atua na comissão de graduação do IBA - Instituto Brasileiro de Atuária . Atua e tem interesse em pesquisas das linhas de IFRS para seguradoras; Previdência, Atuária, Modelagem atuarial, Gestão e Finanças e Economia de seguros e pensões. 

 

# Narcisa Maria Gonçalves dos Santos

Formação Acadêmica/Titulação: Doutorado em Engenharia de Produção – COPPE/UFRJ (2004); Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia – ESG (1993); Mestrado em Administração – COPPEAD/UFRJ (1982); Graduação em Bacharelado em Ciências Atuariais. FEA/UFRJ (1977); Graduação em Bacharelado Em Estatística. FEA/UFRJ (1975).

Atuação profissional: Narcisa Santos Consultoria, Projetos e Cursos - Vínculo institucional (2008 – 2018) - Vínculo: Sócio – Responsável Técnico; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Vínculo institucional (1977 – 2018) - Professor Adjunto – Departamento de Estatística (Magistério superior por 37 anos, Coordenação dos Cursos de Estatística e de Ciências Atuariais, Coordenação do Programa de Estatística Aplicada – PRESTAP, Diretora do Núcleo de Informações e Estudos de Conjuntura – NIESC, Assessora da Vice-Reitoria); Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (DATAPREV) - Vínculo institucional (1980 – 1999) Analista de Métodos Quantitativos, Coordenadora de Projetos Especiais, Chefe da Divisão de Estatística – Aposentada; Instituto Brasileiro de Atuária - Vínculo institucional (2013 – 2016) Diretora – Responsável pela Comissão de Graduação; Responsável pelo Exame de Qualificação ao IBA desde 2013.

 

# Natasha Ayres

Experiência/Especialização: Natasha Ayres é atuária e Consultora de Previdência. Faz parte da equipe da Willis Towers Watson há 17 anos e é responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de projetos relacionados à área de benefícios, incluindo planos de previdência complementar, planos de saúde entre outros benefícios. Adicionalmente, coordena o Comitê Técnico Contábil da Willis Towers Watson responsável pela orientação dos colaboradores na contabilização de benefícios a empregados.

Em sua experiência internacional, Natasha trabalhou no escritório da Willis Towers Watson da Filadélfia, onde se desenvolveu na área de sistemas de avaliação atuarial e gerenciamento de projetos. Adicionalmente, ela trabalhou na Cidade do México, onde conduziu treinamento técnico para o grupo de atuários e consolidou seu conhecimento sobre o sistema previdenciário mexicano. 

Educação e formação profissional: Natasha é graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Ciências Atuariais, concluiu um MBA em Finanças em 2010 e outro em Gestão de Negócios em 2016, ambos pelo IBMEC, é membro do Instituto Brasileiro de Atuária desde 1996, onde atua como Diretora suplente de Previdência Complementar Fechada e coordena a Comissão de Benefícios Pós-Emprego. Natasha é fluente em inglês e espanhol.

 

# Paulo Roberto da Rosa (Guri)

É diretor do Instituto Brasileiro de Atuária e responsável pela organização do Congresso Brasileiro de Atuária.

Atualmente trabalha como assessor atuarial da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo. Anteriormente trabalhou como diretor executivo atuarial da BrasilPrev e como superintendente atuarial da Itaú Vida e Previdência S.A. Como consultor trabalhou na Conde Consultoria Atuarial e  na  Tillinghast- Towers Perrin.

Possui grande experiência no mercado de Previdência Privada, incluindo participações em projetos com orgãos governamentais.

Sua experiência inclui: assessoramento às áreas técnica, jurídica e de informática no desenvolvimento e definição de produtos previdenciários; desenvolvimento de Nota Técnica Atuarial, Regulamento, Contratos e Avaliação Atuarial de planos; acompanhamento estatístico e atuarial dos planos, sistemas de reservas e processos de pagamento de benefícios.

Sua formação acadêmica inclui os títulos de Engenheiro formado pela Fundação Universidade do Rio Grande e de Atuário formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Em 1998 Paulo Roberto retornou dos Estados Unidos onde concluiu seu MBA com concentração em Ciências Atuariais no The College of Insurance em Nova York. 

 

# Rafael Sobral Melo

Atuário com mais de 15 anos de experiência na área, com MBA em Finanças e Controladoria pela FGV e Mestrado em Ciências Atuariais pelo ISEG, com passagem por consultorias, autogestão e operadoras odontológicas e médicas. Atualmente, Diretor de Atuária numa das maiores operadoras de planos de saúde no Brasil e membro de Comitê de Risco e Auditoria.

 

 

 

 

 

 

 

# Raquel Marimon

Atuária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós graduada em gestão empresarial pela FGV, é membro do Instituto Brasileiro de Atuária e da Comissão de Riscos de Saúde, membro do Comitê Permanente de Solvência da ANS. Atua no segmento da saúde suplementar desde 1997, tendo sido atuária em seguros saúde, operadora e consultoria. É atualmente presidente da Strategy Consultoria, empresa responsável pela precificação de mais de 5 mil planos de saúde, que representam 8 milhões de beneficiários.

 

 

 

 

# Ricardo Cicarelli de Melo

Formação Superior de Processamento de Dados, Ciências Contábeis e Ciências Atuariais. Mestrado em Finanças. Sócio das empresas: Melo Atuarial Cálculos Ltda - CIBA 69 e Melo Auditoria e Assessoria Ltda - CIBA 140. Atua nas áreas de auditoria e atuarial desde 2004. Membro da Comissão de RPPS do IBA. Nomeado para Grupo de Trabalho para reformulação da Portaria 403, ligadas a RPPS.

 

 

 

 

 

# Richard Mendes Dutzmann

Sócio Diretor do Escritório Técnico de Assessoria Atuarial S/S LTDA – ETAA

Formação Acadêmica: Bacharel em Ciências Atuariais (1995)

Atividades de Magistério: Professor na Fundação Escola Nacional de Seguros FUNENSEG/SP (1997).

Participações: Membro do IBA; Vice-presidente do IBA (2008 a 2009); Coordenador Nacional da Comissão de Estudos da Previdência Pública do IBA; Coordenador da Comissão de Estudo do Conselho Federal do IBA; Consultor Atuarial da Associação Paulista de Entidades de Previdência Municipal – (APEPREM); Comissão Técnica de Atuária da ABRAPP (1999 a 2001); Consultor do Instituto de Previdência Municipal de S. Paulo - IPREM (1996 a 2000); Comissão Técnica de Reformulação da Previdência Municipal de São Paulo (2000).

 

# Samantha Jimenez Redig

Samantha Redig atua no ramo de Previdência Complementar há mais de 10 anos, especializando-se em Fundos de Pensão. Atualmente, faz parte da equipe da Willis Towers Watson, tendo consolidado sua experiência técnica também na consultoria Mercer Human Resource Consulting Ltda e na PwC – PricewaterhouseCoopers.

Possui ampla experiência realizando avaliações atuariais de grandes planos de previdência complementar em atendimento à Previc, incluindo elaboração de planos de equacionamento de deficit, destinação de reserva especial, bem como saldamento de planos, estudos de adesão e retirada de patrocinadoras, estudos de viabilidade técnica para implantação de novos planos de previdência e testes de aderência de hipóteses atuariais.

Além disso, possui um amplo conhecimento das normas nacionais e internacionais de contabilização de passivos relativos a benefícios pós-emprego, obtido através de projetos realizados para empresas multinacionais, e por sua participação no Comitê Técnico Contábil da Willis Towers Watson.

Em sua passagem pela PwC, desenvolveu-se ainda na área de gestão de projetos e auditoria de planos de previdência, planos de assistência médica, seguro de vida, jubileu e outros benefícios pós-emprego.

Samantha é graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Ciências Atuariais e pós-graduada pela Coppead em Finanças. Atualmente cursa MBA em Liderança, Inovação e Gestão na PUCRS e participa do Comitê de RH de Inclusão e Diversidade da Willis Towers Watson. É membro do Instituto Brasileiro de Atuária desde 2008 e é fluente em português, inglês, francês e espanhol.

 

# Tulio Pinheiro Carvalho

Atuário, formado pela UFC em 2004.2, Certificado de Especialista em Investimento - CEA, presidente da Arima Consultoria Atuarial, pós-graduando em Regime Próprio de Previdência Social pela Ágio, 13 anos de experiência em previdência pública.

 

 

 

 

 

# Wilma Gomes Torres

Sócia da Exacttus Consultoria Atuarial, Atuária, com mais de 30 anos de experiência nas áreas de previdência complementar (fechada e aberta), saúde e seguros em geral; formada pela PUC-SP (1982); Pós-graduação em Atuária PUC-SP  e USP-SP; membro do IBA no. 539, e membro da IAA - International Actuarial Association. Certificada pelo IBA como Atuária Responsável Técnica e Atuária Independente para o segmento de Previdência Complementar Fechada e Previdência Social, Seguros, Resseguros, Jogos, Capitalização e Previdência Aberta e Saúde.

Trabalha em Consultoria Atuarial há mais de 25 anos, com projetos diversos na área previdenciária, incluindo Regimes Próprios de Previdência Social, Fundos de Pensão e Entidades Abertas de Previdência Complementar, Seguros, Sociedades de Capitalização, Saúde e Odontológicos, elaboração de programas de benefícios a empresas (vida em grupo, previdência e plano de saúde),bem como em processos de aquisição/fusão/constituição/cisão e cálculos de benefícios a empregados em conformidade com as normas da Deliberação CVM 695/2012 (CPC-33). Nos últimos 3 (três) anos o foco de sua Consultoria esta nas áreas de Regimes Próprios de Previdência Social e Saúde Complementar.

Convidada a compor a equipe de Monitoramento Técnico Atuarial da PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, (2011- 2013), onde assumiu o cargo de Coordenadora Geral de Monitoramento Atuarial. Desenvolveu e implantou, entre outros trabalhos, o sistema de captação de dados DAWEB no mercado nacional de fundos de pensão.