NOTÍCIAS

Publicado em 15/06/2018

Programação Preliminar CBA

Conheça uma prévia do 12º Congresso Brasileiro de Atuária, que irá acontecer nos dias 5 e 6 de setembro, no Rio de Janeiro

Com o tema “O Atuário frente à Era do Compartilhamento”, o 12º Congresso Brasileiro de Atuária (12CBA), organizado pelo IBA, abordará temas de grande relevância dos segmentos de Seguro, Resseguro, Capitalização, Previdência e Saúde. O evento já está com as inscrições abertas (CLIQUE AQUI ou ACESSE O SITE) e irá acontecer nos dias 5 e 6 de setembro, no Hotel Hilton Copacabana, Rio de Janeiro.

O evento irá focar no conceito “compartilhamento”. “Em face de sua prática diária em nossa vida certamente será de grande interesse entender sua relação nas palestras do 12º CBA”, explica diretor do IBA Paulo Roberto da Rosa, que também é um dos responsáveis pela organização do evento.

Para a presidente do IBA, Luciana Bastos, a intenção é proporcionar aos congressistas a oportunidade de grandes reflexões com enfoque nos desafios dos atuários frente a essa realidade, nesses dois dias desta 12ª edição do evento.

O evento irá contar com profissionais internacionais de relevância, como Eduardo Melinsky da Argentina e representantes da SoA (Society of Actuaries), que trarão suas experiências para nosso Congresso.

 

Plenárias Coletivas

A 1ª Coletiva Plenária terá como título “O atuário frente à Era do Compartilhamento sob a ótica dos reguladores” e com contará com a presença da presidente do IBA, representantes de Susep, Previc, ANS e da Secretaria Especial de Previdência.  Como já é praxe em nossa palestra motivacional, estaremos mostrando mais uma inovação no CBA, que certamente marcará nossa imagem aos congressistas.

Para a 2ª Coletiva Plenária, contaremos com a presença de Martha Gabriel, uma profissional especializada em assuntos relacionados ao universo online, autora de cinco livros e tendo apresentado mais de 50 palestras no exterior. Ela também é premiada por três vezes como melhor palestrante nos Estados Unidos.

Com o tema “Atuário Tipo 5: Desafios e Oportunidades com o Uso de Big Data/Data Science”, Cristina Mano apresentará as novas metodologias que fazem uso do Big Data e quais os impactos e desafios para o atuário. A palestrante apresentou trabalho semelhante no ICA 2018 em Berlim.

Nessa apresentação, técnicas tradicionalmente adotadas na precificação de seguros serão confrontadas com novas técnicas e será discutido como combinar técnicas analíticas com a precificação personalizada e em tempo real. Também será discutido o impacto da adoção de Big Data na profissão atuarial. Será que o atuário está preparado para implementar a abordagem deste recurso? Os atuários se tornarão Cientistas de Dados?

O tema “Transferência de Riscos de EFPC para Seguradoras” será apresentado pelos atuários Antônio Fernando Gazzoni e Sergio Rangel.

Ainda serão abordados nesta 12ª edição do CBA: “IFRS 17”; “Gestão de saúde populacional na saúde populacional brasileira”; “RPPS: Portaria 403” e “Renda Variável: Alocação da carteira de ações com mínima variância e índice Coppead”.

Entre outros profissionais do mercado já foram confirmadas as presenças de Felinto Sernache, Ronald Poon Affat, Paulo Pereira Ferreira, com os quais estamos em fase de definição de suas respectivas palestras. Como em congressos anteriores o 12º CBA será composto por Coletivas Plenárias e Painéis Simultâneos.