NOTÍCIAS

Publicado em 05/01/2018

CPA - Pronunciamentos Atuariais

CPA delibera pronunciamentos de interesse da Atuária

Oficializado pelo IBA há quase cinco anos, o Comitê de Pronunciamentos Atuariais (CPA) tem como objetivo estabelecer padrões de práticas atuariais gerais e nos diversos segmentos de atuação do atuário. Baseado nesta perspectiva, este grupo editou alguns documentos de relevância para os profissionais da atuária:

 

 

 

CPA 002

Este pronunciamento ganhou recente atualização. Importante registrar que a Resolução CNSP Nº 321 (2015) dispõe, dentre outros assuntos, sobre a prestação de auditoria atuarial independente para as sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar, sociedades de capitalização e resseguradores locais.

Consulte este pronunciamento no link abaixo:

CPA 002 – Auditoria Atuarial Independente – Supervisionadas Susep

 

CPA 011

O CPA 011 foi publicado em 15 de agosto deste ano, por meio da Resolução IBA Nº 03/2017. O objetivo principal deste Pronunciamento é apresentar as melhores práticas de cálculo das provisões técnicas de despesas, cujo conteúdo deve ser observado pelos atuários, bem como oferecer mecanismos de esclarecimento aos técnicos e demais responsáveis pela gestão e governança das sociedades supervisionadas (Sociedades) pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) acerca da forma e abrangência do conceito e cálculo da provisão. 

Consulte este pronunciamento no link abaixo:

CPA 011 – Provisões Técnicas para Despesas – Supervisionadas Susep

 


CPA 012

Publicado na mesma data do CPA anterior, mas por meio da Resolução IBA Nº 04/2017,  este tem por objetivo principal fornecer à comunidade atuarial os princípios e metodologias usualmente utilizados para a avaliação da Provisão de Sinistros Ocorridos e Não Avisados assim como do ajuste da Provisão de Sinistros a Liquidar, o IBNER.

Consulte este pronunciamento no link abaixo:

CPA 012 – Provisão de Sinistros Ocorridos e não avisados (IBNR) e Ajuste da Provisão de Sinistros a Liquidar (IBNER) – Supervisionadas Susep


 

CPAO 012

Através da Resolução IBA Nº 05/2017, o CPAO 012 foi publicado em no final da primeira quinzena de agosto deste ano. Tem como principal objetivo fornecer à comunidade atuarial metodologias usualmente utilizadas para a avaliação da Provisão de Sinistros Ocorridos e Não Avisados assim como do ajuste da Provisão de Sinistros a Liquidar, o IBNER.

Consulte este pronunciamento no link abaixo:

CPAO 012 – Provisão de Sinistros Ocorridos e não avisados (IBNR) e Ajuste da Provisão de Sinistros a Liquidar (IBNER) (ORIENTAÇÃO) – Supervisionadas Susep

 

 

 

Consulte os pronunciamentos já publicados clicando no link abaixo:

Pronunciamentos Publicados