NOTÍCIAS

Publicado em 28/09/2017

Reunião - CAS

IBA integra novo encontro da Comissão de Atuária da SUSEP

O IBA novamente teve participação relevante em mais uma reunião da Comissão de Atuária da SUSEP, reallizada em 15 de agosto. Esta foi sua 36a  edição e foi pautada com a solicitação para que o mercado estude propostas de temas que entenda prioritário à discussão, enviando à Autarquia para inclusão nos assuntos a serem discutidos em 2018.

"Em relação aos temas técnicos, a SUSEP tem a intenção de aprovar a revisão dos fatores do Capital de Risco de Subscrição para operações de Danos ainda este ano, os quais serão utilizados também pelas resseguradoras", explica o diretor de Seguros, Capitalização e Previdência Complementar do IBA Éder Aguiar de Oliveira. Ele explica que está em revisão, da mesma forma, a regulamentação do capital do Risco de Crédito, onde o mercado está avaliando as análises acerca das propostas de alteração feitas pela SUSEP. Após consolidada a matéria no ambiente da Comissão, as respectivas alterações da Resolução CNSP 321/2015 serão enviadas para Consulta Pública.

Houve mais uma rodada de discussões, no âmbito da CAS, acerca do tratamento contábil a ser destinado as expectativas de recebimentos de Salvados e Ressarcimentos, nos casos de sinistros já liquidados, se no ativo ou como redutor de provisões técnicas. O tema ainda encontra-se em estudo e deverá prosseguir, com a inclusão de um representante dos Auditores Atuariais no respectivo grupo de estudos.

A SUSEP informou que os documentos de Orientação foram atualizados e estariam sendo publicados no site da Autarquia, alertando acerca da inserção de um novo modelo de apresentação dos resultados do TAP, de forma a segregar os diferentes fluxos que podem afetar a PCC. Foi solicitado ainda que as Companhias mantenham este modelo em planilhas de modo a ser enviado à Autarquia, caso necessário.

Leia a íntegra da ata da 36a Reunião da Comissão de Atuária da Susep

 

Comissão Atuarial da Susep (CAS)

A Comissão Atuarial é constituída por representantes da SUSEP, CNseg, FenaCap, FenaPrevi, FenSeg, Fenaber, AN-Re e IBA (além de convidados especialistas em determinados assuntos ou áreas de atuação), conforme Portaria SUSEP Nº 6.989/2017. Tem como atribuição discutir os aspectos atuariais inerentes aos mercados supervisionados pela SUSEP (seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros), com foco principal nas questões que impactam a solvência das supervisionadas.