Juramento, Símbolo e Cor do Curso

JURAMENTO DO ATUÁRIO

"Prometo, no exercício da profissão que me confere o diploma de Bacharel em Ciência Atuariais, cumprir os sagrados deveres inerentes ao meu grau, tendo em vista os interesses que me forem confiados, mas subordinando-os aos preceitos da ética e dos ensinamentos da Ciência Atuarial, para o bem do Brasil e da Humanidade".

 

Dia do Atuário (data comemorativa):

Dia 3 de abril.

Símbolo e Cor do Curso

A formação de Atuária iniciou-se pelo Decreto nº 20.158, de 30 de junho de 1931.

Em 22 de setembro de 1945, quando os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais foram aglutinados pelo Decreto Lei nº 7.988, os cursos passaram a utilizar a cor rosa, pois esta cor já pertencia ao curso de Ciências Contábeis.

Com a separação dos cursos em 31 de junho de 1951 pela publicação da Lei nº 1.401, a cor rosa permaneceu sendo do curso de Ciências Contábeis e muitos formandos em Ciências Atuariais passaram a utilizar como símbolo a Ampulheta; como cor o Azul Real.

Assim, a partir de consulta aos Conselhos Regionais Profissionais por tradição (usos e costumes passados de uma geração para outra), conforme publicado no ATUAR 72, ano X, de março e abril de 2005, foram adotados e oficializados para os cursos de Ciências Atuariais no Brasil, pelo IBA, o símbolo ampulheta e a cor azul-real.